BOMBA!

Melhor notícia de outubro agora (30/10): INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO e você pode ter direito hoje

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INSS (Reprodução/Internet)

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Brasileiros estão comemorando com a chance do salário em dobro!

Nos últimos tempos, o INSS busca diversas soluções para reduzir o tamanho e o número de brasileiros nas filas, contando também com um melhor atendimento para as pessoas que podem estar dias, semanas ou até mesmo meses esperando serem chamados pelo programa para conseguirem dar entrada em seu benefício.

Por estarem sob pressão constante do atual presidente da república, Lula, o INSS lançou o Programa Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) por meio da medida provisória (MP).

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O intuito desse programa é agilizar a redução de filas do programa que, atualmente, conta com mais de 1,8 milhões de pedidos aguardando analise.

Este mutirão, planejado para nove meses e com a possibilidade de ser prorrogado por mais três, oferece incentivos financeiros aos servidores por processo concluído, com a chance de quase dobrar o salário do servidor, chegando a um adicional máximo de R$ 10.064 mensais.

“Os processos estão sendo priorizados de acordo com o tempo de espera. Só estão sendo analisados os processos acima de 45 dias e os mais antigos têm destaque.”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em uma entrevista feita pelo Estadão.

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Alessandro pensa que, se conseguirem manter esse ritmo, é possível eliminar a espera acima de 45 dias (prazo regular) antes do fim desse ano.

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“Tenho plena certeza de que vamos alcançar antes (de dezembro); porém, para isso, é necessário trabalhar”, comentou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.

No atual momento, existem cerca de 1,79 milhão de solicitações de benefício e perícia médicas que estão aguardando análise do INSS.

Segundo as informações do Portal da Transparência Previdenciária, mais ou menos 64% dos pedidos realizados estão na fila de espera do INSS já ultrapassaram 45 dias de aguardo (que é o prazo máximo do programa). Desse grupo, 24% esperam entre 45 e 90 dias, 27% esperam de três a seis meses, 11% estão na fila há MAIS de seis meses a um ano, e 2% estão esperando a analise por mais de um ano.

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Há duas semanas atrás, Alessandro Stefanutto, um servidor de carreira do INSS, assumiu a liderança do órgão, tomando o lugar de Glauco Fonseca Wamburg. Essa troca aconteceu devido Wamburg ser demitido sob suspeitas de uso indevido de passagens aéreas financiadas com recursos públicos.

“A minha gestão tem como objetivo humanizar a fila. Humanizar a fila significa compreender que ali não há apenas um CPF; há uma pessoa que enfrentará dificuldades caso fique mais de um mês sem receber”, declara Stefanutto. “Desde a concepção do plano de governo, no qual participei, havia uma grande preocupação (por parte do presidente Lula) com o bem-estar dessas pessoas na fila.”, comentou.

Ainda comentando sobe a atual situação do INSS, o presidente classifica a atual situação do órgão como “vergonhosa” e comenta que além das ações emergências, é essencial que medidas para evitar o acumulo de pedidos em análises.

Umas das estratégias que o órgão quer utilizar é o fortalecimento da automação. Para se ter ideia, atualmente, mais de 30% dos benefícios (destacando os de menor complexidade) são analisados de forma automática, sem ser preciso a intervenção de um servidor. A ideia é de que seja aprimorado essa função e aumentar esse percentual, permitindo que funcionários fossem realocados para avaliar processos e analises mais complicadas.

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Outra medida é a contratação de novos servidores públicos, que está aguardando a aprovação do Palácio do Planalto. No momento, cerca de mil deles já foram integrados ao quadro de servidores do INSS, enquanto o resto continua no cadastro de reserva.

INSS (Reprodução/Internet)

Stefanutto afirma que todos os esforços estão sendo feito para efetuar a contratação dos dois mil candidatos que estão esperando serem chamados. Com isso, é esperado que o número de servidores responsáveis pelas análises de processos, passando de aproximadamente 8,5 mil para 11,5 mil.

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Veja abaixo agora a fila de pedidos por categoria:

Como falar com alguém do INSS?

Agora, as ligações para a Central 135 do INSS a partir de telefones celulares também serão gratuitas. Isso ajuda a garantir que as informações do INSS estejam mais acessíveis para todos os cidadãos, independentemente do tipo de telefone que eles usam.

Fonte: Jornal JF

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