BOA NOTÍCIA

Melhor notícia do INSS para 2024: Beneficiários e aposentados precisam estar preparados com nova decisão

24/11/2023 às 1h36

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
INSS (Reprodução/Internet)

INSS apresenta boas notícias para 2024

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem sombra de dúvidas, é uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Acontece que o órgão é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e demais benefícios. Contendo muitos que são beneficiados pelo órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando do INSS, segundo a ‘Agência Brasil’, na última quarta-feira, (21), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que, até dezembro de 2024, a pasta planeja atender a todas as solicitações de benefícios em um prazo máximo de até 30 dias. A legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias. Porém, segundo o ministro, atualmente, somente 55% das pessoas são atendidas nesse prazo.

“Até dezembro, nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, afirmou o ministro, durante sua participação de entrevista no programa de rádio “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social (Imagem Reprodução Internet)

Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social (Imagem Reprodução Internet)

De acordo com Lupi, em janeiro deste ano, assim que houve a transição de governo, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, o percentual de pedidos de benefícios atendidos em até 45 dias era de cerca de 30%. “Estamos afunilando”, disse o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias até dezembro. Claro que você só tem o balanço de dezembro em janeiro, porque tem que esperar o mês terminar. Mas a nossa intenção é essa. E eu sou um pouco ousado: pretendo que, no ano de 2024, tenhamos todos numa fila de 30 dias. Até o final do ano que vem. Para isso, a gente está fazendo uma série de medidas”, disse ele.

O que mais o ministro falou?

O ministro da previdência ressaltou que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária podem fazer a solicitação por meio de análise documental e ter o benefício liberado de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. O processo, que recebeu o nome de ‘Atestmed’, pode ser feito por meio do site da Previdência Social, ou do aplicativo ‘MeuINSS’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

App do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

App do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

“O atestado que você tem como cidadão, particular, com CRM, ou do SUS ou de qualquer hospital público, serve como atestado para você tirar a sua licença até 90 dias, provisória, e receber pela previdência social”, disse. “Não precisa ter que ir pra perícia pra fazer um novo exame. Já está o exame ali, já está constatado pelo médico, nós confiamos nos médicos brasileiros. Isso já melhora bastante o fluxo da fila. A perícia só vai entrar quando esse prazo é maior, quando é uma coisa mais grave”, explicou o ministro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.