INSS apresenta boas notícias para 2024
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem sombra de dúvidas, é uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Acontece que o órgão é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e demais benefícios. Contendo muitos que são beneficiados pelo órgão.
Falando do INSS, segundo a ‘Agência Brasil’, na última quarta-feira, (21), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que, até dezembro de 2024, a pasta planeja atender a todas as solicitações de benefícios em um prazo máximo de até 30 dias. A legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias. Porém, segundo o ministro, atualmente, somente 55% das pessoas são atendidas nesse prazo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social (Imagem Reprodução Internet)
De acordo com Lupi, em janeiro deste ano, assim que houve a transição de governo, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, o percentual de pedidos de benefícios atendidos em até 45 dias era de cerca de 30%. “Estamos afunilando”, disse o ministro.
“Nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias até dezembro. Claro que você só tem o balanço de dezembro em janeiro, porque tem que esperar o mês terminar. Mas a nossa intenção é essa. E eu sou um pouco ousado: pretendo que, no ano de 2024, tenhamos todos numa fila de 30 dias. Até o final do ano que vem. Para isso, a gente está fazendo uma série de medidas”, disse ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que mais o ministro falou?
O ministro da previdência ressaltou que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária podem fazer a solicitação por meio de análise documental e ter o benefício liberado de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. O processo, que recebeu o nome de ‘Atestmed’, pode ser feito por meio do site da Previdência Social, ou do aplicativo ‘MeuINSS’.
App do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O atestado que você tem como cidadão, particular, com CRM, ou do SUS ou de qualquer hospital público, serve como atestado para você tirar a sua licença até 90 dias, provisória, e receber pela previdência social”, disse. “Não precisa ter que ir pra perícia pra fazer um novo exame. Já está o exame ali, já está constatado pelo médico, nós confiamos nos médicos brasileiros. Isso já melhora bastante o fluxo da fila. A perícia só vai entrar quando esse prazo é maior, quando é uma coisa mais grave”, explicou o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE