Os aposentados e pensionistas do INSS receberam grande notícia
Os aposentados e pensionistas do INSS tiveram a melhor vitória possível. Em 2023, o décimo terceiro começou a ser pago em maio. Originalmente pago em duas parcelas, esse acréscimo só era depositado no segundo semestre.
Mas, desde a pandemia, que o adiantamento para o primeiro semestre se mantém. Assim, vários aposentados e pensionistas já receberam a segunda parcela do décimo terceiro salário INSS. Os valores estão vindo junto do pagamento. Por exemplo, quem ganha R$ 1.320, recebeu R$ 1.980.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, no último dia 26 de junho iniciou o pagamento da segunda parcela e ele e estenderá até o dia 07 de julho, para quem recebe até um salário mínimo. Essas datas foram divulgadas pelo próprio INSS em seus canais e podem ser consultados no site.
Para quem recebe mais de um salário mínimo, os pagamentos começaram nessa última segunda (03) e também vão até dia 07.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário da segunda parcela para quem recebe até um salário mínimo
Calendário da segunda parcela para quem recebe acima de um salário mínimo
COMO A NOVA LEI IMPACTA BENEFICIÁRIOS?
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que salários de qualquer valor podem ser penhorados para honrar o pagamento de dívidas. Antes da decisão, o salário só poderia ser penhorado em algumas situações específicas. Por exemplo, dívidas de pensão alimentícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o pagamento só poderia ser penhorado caso o devedor ganhasse mais de 50 salários mínimos. Porém, a partir de agora, os beneficiários do INSS poderão ter o benefício penhorado, segundo o “G1”.