A notícia aos aposentados caiu como um verdadeiro presente no bolso
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos órgãos mais acompanhados e amados pelos brasileiros. Afinal, é ele o responsável pelo pagamento de uma gama de benefícios aos aposentados e demais brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar na autarquia, uma notícia melhor que o 14° salário caiu como um verdadeiro presente a milhares. Trata-se da liberação de mais que 1,9 bilhão, com lista de aposentados atualizada e que já podem receber o EXTRA.
De acordo com informações do portal R7, o Conselho da Justiça Federal liberou o montante em atrasados para beneficiários do INSS que ganharam a concessão ou a revisão do benefício na Justiça. Vale lembrar que o valor é de ações previdenciárias e assistenciais de 95.504 processos, destinados a 122.720 beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fonte ainda destaca que, a quitação dos atrasados será realizada segundo o cronograma de cada TRF (Tribunal Regional Federal). O valor refere-se às RPVs (requisições de pequeno valor) de julho de 2023.
Vale lembrar que, para embolsar o pagamento é preciso o processo estar finalizado, sem possibilidade de recursos do INSS. Além disso, é preciso que a Justiça tenha ordenado o pagamento, a requisição ou a autuação do processo.
O CJF ainda enfatiza que cabe aos TRFs o depósito dos recursos financeiros liberados, segundo cronogramas próprios. O dia em que as contas serão liberadas para saque devem ser buscados na consulta de RPVs no portal do Tribunal Regional Federal responsável.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS foi criado?
O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado no dia (27) de junho de 1990, pelo Decreto n° 99.350, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.
O órgão é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.