CONFIRA!
Sebastião Melo ciente: Lei garante isenção de estacionamentos à lista de motoristas em Porto Alegre em 2025
30/03/2025 às 7h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o mandato de Sebastião Melo, em Porto Alegre, lei em vigor garante isenção de estacionamento à lista de motoristas
Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, segue acompanhando de perto a execução de diversas políticas públicas em seu mandato.
Entre as medidas que continuam em vigor sob sua gestão, destaca-se a legislação que garante a isenção no pagamento de estacionamentos para determinados motoristas na capital gaúcha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, essa medida beneficia diretamente as pessoas com deficiência (PCD), proporcionando maior acessibilidade e inclusão para essa lista de motoristas.
A isenção é garantida por meio das credenciais específicas para estacionamento, que são emitidas gratuitamente pela prefeitura de Porto Alegre.

Como requisitar a isenção no estacionamento?
De acordo com as informações divulgadas pelo portal da Prefeitura de Porto Alegre, o pedido pode estar sendo realizado de maneira simples e rápida pela internet, através da Carta de Serviços da prefeitura.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mortadela, queijo e iogurte podres: Supermercado nº1 de Goiânia, GO, sofre descoberta assustadora

“Tempo indeterminado”: Paralisação de serviço crucial atinge hospital n°1 de Campinas em abril e abala público

Portas lacradas e ADEUS decretado no Ceará: Restaurante n°1 de Fortaleza tem FIM em 2025
Para as PCD, a credencial permite o estacionamento em vagas reservadas sem a necessidade de pagamento do parquímetro, aliviando um custo adicional e garantindo praticidade na mobilidade urbana.
Atenção!
Vale ressaltar que a credencial que garante a isenção no estacionamento é vinculada ao cidadão transportado, não ao veículo, e deve ser exibida sobre o painel do carro com a frente voltada para cima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é que o uso indevido das vagas reservadas configura infração de natureza gravíssima. Assim, acarretando sete pontos na CNH, multa no valor de R$ 293,47 e até mesmo o recolhimento do veículo.

Dessa forma, a fiscalização segue atuando para garantir que o benefício esteja sendo usado por quem realmente tem direito. Destacando que, além das PCD, os idosos também tem o direito de isenção no estacionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A continuidade dessa legislação reforça o compromisso da gestão de Sebastião Melo com a acessibilidade e o bem-estar da população. Assim, assegurando que os motoristas possam se deslocar com mais comodidade e segurança em Porto Alegre.
Considerações finais
- Em suma, a manutenção da isenção no pagamento de estacionamentos para PCD em Porto Alegre demonstra um avanço significativo na promoção da inclusão e da acessibilidade urbana.
- A medida não apenas reduz custos para os beneficiários, mas também reforça a importância de uma cidade mais acessível e igualitária.
- Com a fiscalização em vigor, o compromisso da gestão de Sebastião Melo se traduz em ações concretas para garantir que os direitos desses motoristas estejam preservados.
- Assim, a iniciativa segue como um exemplo positivo de política pública voltada ao bem-estar da população.
“Idosos 60+ tem direito a FIM de 3 impostos em 2025”, clique aqui e veja todos os detalhes.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.