Entenda a convocação do Banco Central determinando o que acontecerá em conta em menos de 20 dias
O Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
Assim, o Banco Central foi criado por conta da reforma do sistema financeiro, realizada em 31 de dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Como resultado, ele integrou todas as funções da Superintendência de Moeda e Crédito, bem como algumas funções do Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, atualmente ele é responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
Valores a Receber do Banco Central
A saber, o Sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC) é uma plataforma que permite aos cidadãos e empresas consultarem se possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições fiscalizadas pelo BC.
Dessa forma, em caso positivo, verifiquem como solicitá-lo. Não precisa pagar nada para consultar e solicitar os valores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Convocação do Banco Central
De acordo com informações do portal FDR, os clientes que possuem dinheiro esquecido no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até 16 de outubro para realizar o saque dos valores disponíveis. Ou seja, menos de 20 dias.
As informações dão conta de que atualmente há R$ 8,56 bilhões prontos para serem resgatados no SVR.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
● Apps do Itaú, Nubank e mais com dias contados: Comunicado do Banco Central traz substituto a 212M brasileiros
É importante falar ainda que o prazo de 30 dias para o resgate começou em 16 de setembro, após a sanção da Lei nº 14.973/2024 pelo presidente Lula, que aborda a reoneração gradual da folha de pagamentos em 17 setores da economia e municípios até o final de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar dinheiro esquecido?
A seguir, confira o passo a passo que te ensina sobre como consultar se você tem valores a receber:
- O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido que dia era esse, é possível voltar ao sistema na repescagem;
- Faça login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro);
- O resgate é autorizado para quem tem conta acima do nível bronze. Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br;
- O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate;
- Leia e aceite o termo de responsabilidade;
- Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso;
- Clique na opção indicada pelo sistema: “Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix, em até 12 dias úteis.
Considerações finais
É importante ressaltar ainda que a consulta pode ser feita por pessoas físicas e empresas no Sistema de Valores a Receber. Dados são do mês de julho.
O Banco Central (BC) divulgou que R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR).