IPVA e rodízio possuem regras específicas para proprietários de automóveis
O IPVA nasceu surgiu na Constituição Federal em 1985, que instituiu impostos sobre as propriedades de veículos automotores. Já o rodízio surgiu em 1990 para controlar as emissões de poluentes provenientes de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O imposto e o rodízio afetam milhares de brasileiros. Desse modo, nós descobrimos como você pode pagar muito menos e se livrar de uma vez do rodízio.
Poucos sabem, mas para incentivar o uso de carros elétricos e híbridos no país alguns estados oferecem aos proprietários desses veículos isenção total ou parcial do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PAGAMENTO DE IMPOSTOS
Alguns estados do país possuem algumas leis que dão o direito da isenção do IPVA para alguns casos.
Como é o caso da isenção para atividades profissionais, que visa os proprietários que utilizam seus veículos para exercer atividades profissionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como por exemplo, taxistas, empresas de ônibus ,motoristas de vans escolares, proprietários de máquinas agrícolas, donos de máquinas para a construção civil e veículos destinados ao transporte de pessoas com direito diplomático.
A inserção também sofre variações de acordo com o ano de fabricação dos veículos e para pessoas que possuem algumas doenças e para o PCD.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portadores de doenças físicas ou mentais, podem solicitar a isenção do pagamento do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, aqueles que tiverem seus carros roubados. podem solicitar a isenção do pagamento do IPVA.
Já os estados que possuem regras diferentes para o pagamento do imposto para carros elétricos são: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os estados Ceará, Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo também possuem a isenção parcial.
RODÍZIO
Para incentivar os automóveis elétricos e híbridos, a prefeitura de São Paulo implementou a lei de isentar o rodízio. Pessoal que também possuem o PCD são isentas.
COMO FUNCIONA O RODÍZIO EM SÃO PAULO?
O rodízio é da seguinte forma: Placas com finais 1 e 2: não podem rodar às segundas-feiras.
Finais 3 e 4: não podem rodar às terças-feiras. As placas finais 5 e 6: não podem rodar às quartas-feiras.
Já as placas com finais 7 e 8: não podem rodar às quintas-feiras. E placas com finais 9 e 0: não podem rodar às sextas-feiras.