SERÁ?!
Desmascaradas: Montadoras mentem, fazem promessas e você precisa saber se foi enganado
29/05/2023 às 8h09

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montadoras de veículos foram desmascaradas sobre algumas “enganações” e você PRECISA saber quais são elas
O mundo automobilístico exige uma confiança absurda nas montadoras. Afinal de contas, ao comprar um carro, os clientes esperam por tudo que elas prometeram ao lançar um modelo.
Mas será que elas dizem sempre a verdade? Segundo o portal Auto+, algumas marcas acabaram exagerando um pouco na propaganda e as coisas acabaram não sendo cumpridas como prometidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E é sobre isso que iremos falar hoje …
Ficou na promessa
Camaçari, na Bahia, que já foi terreno da fábrica da Ford, teria que ser território de mais duas outras marcas com uma planta instalada na região.
Pra vocês terem noção da expectativa gerada, a JAC chegou a fazer até uma “cerimônia” de inauguração da construção mas acabou desistindo após a crise.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Cid Moreira: Elenco do Jornal Nacional têm 6 âncoras da Globo levados pela morte

Venda a rival e 5 unidades engolidas: O fim de rede de supermercados nº1 de Curitiba, PR, após anos

“ATENÇÃO”: Comunicado oficial do INSS confirma notícia mais esperada pelos aposentados 60+ em maio

JAC Motors anunciou que construir fábrica de ‘menor porte’ na Bahia, mas desistiu diante da crise (Foto Reprodução/Aratu On)
A JAC chegou a fazer uma cerimônia de inauguração da construção da fábrica e desistiu devido a crise, no caso dela a desistência foi até que perdoável.
O problema maior foi da Asia Motors que recebeu R$ 2 bilhões em incentivos fiscais para construir uma fábrica que nunca foi feita, e ainda de quebra, nunca devolveu os “incentivos”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra inglês ver
Na tentativa de conseguir esconder o polêmico escapamento aparente do Toyota Corolla Cross, a montadora pintou a parte aparente do sistema.
.jpg)
Toyota Corolla Cross pintou o escapamento de preto para “maquiar” o abafador e clientes perceberam a “gambiarra” (Foto Reprodução/Internet)
Contudo, a cobertura foi feita somente na parte mais visível e a maioria dos carros teve sua pintura descascada alguns meses depois de sair da concessionária. Imagina a decepção?
Nem tanto assim …
E a CAOA que anunciou um Veloster no Brasil, em parceria com a Hyundai, prometendo um modelo com motor 1.6, aspirado de 140 cv, mas quando viram o resultado perceberam que não foi tanto assim como eles afirmaram que seria.

Hyundai CAOA foi acusada de propaganda enganosa após lançar o Veloster (Foto Reprodução/Internet)
Pois é, infelizmente a numeração não era digna de um esportivo, embora seja suficiente para uma leve dose de velocidade. Só que a questão que incomodou mesmo, foi que ele chegou ao nosso país com motor de HB20 e apenas 128 cv.
A situação ficou tão feia que a CAOA foi processada por isso.
Produção em massa
A edição de despedida da Volkswagen Kombi, a Last Edition, deveria marcar o fim de um dos carros mais emblemáticos e antigos do Brasil. Mas o que era pra ser algo limitado, acabou empolgando a montadora com as vendas rápidas das 600 planejadas.

Volkswagen lançou a Kombi Last Edition, e era pra ser limitada com apenas 600 unidades, mas acabou se empolgando e dobrou o número (Foto Reprodução/OLX)
Entusiasmada com esses números, a Volkswagen simplesmente dobrou a quantidade de modelos produzidos, o que fez com que vários encalhassem nas concessionárias. E para piorar, a Last Edition não foi a última Kombi a sair da linha de produção.
Qual outra “enganação” promovida pelas montadoras?
Não é mais segredo que algumas marcas vendem carros híbridos leves no Brasil, como Mercedes-Benz e seus sistemas EQ Boost, a maioria dos modelos da Audi e alguns Jaguar Land Rover.
Mas nenhuma delas nunca chamou seus modelos de híbridos, ao contrário da Kia com o Stonic e da CAOA Chery com Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6 Pro, que são chamados de híbridos ou Hybrid, MAS eles não são !

Kia Stonic é chamado de hibrido mas, ao que parece, não é exatamente assim (Foto Reprodução/Quatro Roda
Segundo ainda o Auto+, a Kia Brasil se pronunciou em nota:
“O modelo Kia Stonic, dotado de sistema híbrido leve (MHEV) e bateria de 48V, segue a regulamentação e legislação nacionais e índices de eficiência energética para homologação de veículos híbridos, estando assim de acordo com a RESOLUÇÃO N. 492, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 (Conama – L7/L8) e norma técnica ABNT NBR 16567.”
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.