Varejista chegou a ser a maior do setor em estado, mas foi envolvida em negócio bilionário e teve o nome extinto no Brasil
Um importante supermercado esteve em atividades por décadas no país. Foi uma longa história de sucesso, até que as lojas acabaram caindo nas mãos do Carrefour.
Fundado em 1951, o Mercadorama surgiu na cidade de Curitiba, no Paraná, se expandindo cada vez mais. Na década de 90, a Abras apontou a rede como a maior do gênero no estado, na época em que existia uma grande competição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o jornal Tribuna, o Mercadorama esteve envolvido em diversas negociações bilionárias, passando pelo Sonae, pelo Walmart e, depois, pelo Grupo Big. Até então, o nome vinha sendo mantido, se estendo por longos anos contra os concorrentes.
Em 2021, o Carrefour deu início à aquisição do Big, que vinha administrando a marca. Desta vez, porém, a bandeira acabou não sendo incluída e foi extinta. De acordo com o G1, a compra teria sido de R$ 7 bilhões, mas só foi oficialmente concluída no ano passado.
Hoje, a francesa figura no topo da lista dos maiores supermercados do Brasil, como apontam os dados da Associação Brasileira de Supermercados. Em 2023, o faturamento teria sido de nada menos que R$ 115,4 bilhões, com diferença de R$ 42,7 bilhões para o 2º lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os mercados do Grupo Carrefour?
Em mais de 40 anos, a companhia abriu e passou a ser responsável por outras várias subsidiárias. Entre elas, o Carrefour Hiper, Market, Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, o Atacadão e o Supeco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE