COMO ASSIM?!
De Mercado Livre à Ifood: Alerta URGENTE chega sobre a Black Friday com 10 varejistas acusadas de ENGANAÇÃO
08/11/2023 às 12h47
Black Friday está batendo à porta … Se atente a esses dados para não cair em cilada !
Novembro chegou e com ele a tão aguardada Black Friday! o tradicional dia de liquidações que atrai milhares de consumidores em todo o mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que muitos desses consumidores chegam a economizar o ano inteiro só para poder aproveitar todas as ofertas que mais lhe atraírem, conseguindo consumir produtos dos sonhos a descontos espetaculares.
Porém, apesar da ansiedade, é preciso se mater alerta com algumas dessas ofertas. Isso porque, muitas vezes, elas não passam de pura enganação, induzindo o consumidor ao erro e quando se percebe, já é tarde demais …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reclamações
Só para se ter uma vaga noção, de acordo com o portal TechTudo, uma pesquisa feita através do site Reclame Aqui, site brasileiro de resolução de conflitos entre consumidores foi revelado quais são as lojas online que mais receberam reclamações na Black Friday do ano de 2021.
Algumas marcas ocupam altas colocações nas listas, mas, em compensação, são bem avaliadas pelos usuários e têm boa reputação na plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ocorre porque os dados do RA verificam, mais do que a quantidade de queixas registradas, a capacidade das empresas em resolver esses problemas.
Entre as lojas virtuais com mais reclamações estão Mercado Livre, iFood, Kabum! e Casas Bahia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Queridinho da Volkswagen e +2 por menos de R$50 mil: 3 carros populares pra você comprar em 2025
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO na próxima segunda (30) é confirmado a milhares de CLTs em SP
● R$521M: Banco tão popular quanto Caixa tem FALÊNCIA cravada após veredito do Banco Central
A lista
Ainda de acordo com a pesquisa, o ranking de reclamações contou com uma forte presença de grandes empresas de e-commerce.
No entanto, nenhuma das dez corporações mais reclamadas têm reputação negativa na plataforma: na verdade, quatro delas alcançaram o maior selo de confiabilidade distribuído pelo Reclame Aqui, o RA100.
Veja abaixo os nomes:
Selo ótimo
- Americanas Marketplace
- Americanas — Loja Online,
- Magazine Luiza — Loja Online
- “Kabum!
- Amazon
- IFood
Selo bom:
- Carrefour — Loja Online
- Mercado Livre
- Casas Bahia — Loja Online
De acordo com a pesquisa, 19,92% das reclamações têm relação com atrasos nas entregas dos produtos comprados, e 16,49% têm a ver com propaganda enganosa
Ok, mas estamos em 2023, o que isso afeta?
Apesar desses dados serem do final do ano de 2021, o alerta permanece, mesmo porque, as reclamações continuam ocorrendo, basta acessar o site do Reclame Aqui para comprovar.
Sendo assim, existem algumas dicas valiosas para que você evite as mesmas ciladas na Black Friday de 2023 e são elas:
- Compre em sites que você confie e que tenha boas avaliações
- Leia relatos de demais clientes antes de comprar o produto
- Consulte o CNPJ da empresa na Receita Federal
- Confira a lista do Procon das 40 lojas não confiáveis
- Tome cuidado em sites duvidosos pois pode ser golpe.
- Utilize comparadores de preço para monitorar o histórico do produto e comprovar que se trata de uma promoção fidedigna
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.