Black Friday está batendo à porta … Se atente a esses dados para não cair em cilada !
Novembro chegou e com ele a tão aguardada Black Friday! o tradicional dia de liquidações que atrai milhares de consumidores em todo o mundo.
Vale mencionar que muitos desses consumidores chegam a economizar o ano inteiro só para poder aproveitar todas as ofertas que mais lhe atraírem, conseguindo consumir produtos dos sonhos a descontos espetaculares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, apesar da ansiedade, é preciso se mater alerta com algumas dessas ofertas. Isso porque, muitas vezes, elas não passam de pura enganação, induzindo o consumidor ao erro e quando se percebe, já é tarde demais …
Reclamações
Só para se ter uma vaga noção, de acordo com o portal TechTudo, uma pesquisa feita através do site Reclame Aqui, site brasileiro de resolução de conflitos entre consumidores foi revelado quais são as lojas online que mais receberam reclamações na Black Friday do ano de 2021.
Algumas marcas ocupam altas colocações nas listas, mas, em compensação, são bem avaliadas pelos usuários e têm boa reputação na plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso ocorre porque os dados do RA verificam, mais do que a quantidade de queixas registradas, a capacidade das empresas em resolver esses problemas.
Entre as lojas virtuais com mais reclamações estão Mercado Livre, iFood, Kabum! e Casas Bahia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, R$1412: Novo valor do salário mínimo confirmado na Band chega com aumento após canetada de Haddad
● Reajuste de 7,34% e adeus R$1507: Record traz 2 viradas com novo valor histórico do salário mínimo para 2025
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
A lista
Ainda de acordo com a pesquisa, o ranking de reclamações contou com uma forte presença de grandes empresas de e-commerce.
No entanto, nenhuma das dez corporações mais reclamadas têm reputação negativa na plataforma: na verdade, quatro delas alcançaram o maior selo de confiabilidade distribuído pelo Reclame Aqui, o RA100.
Veja abaixo os nomes:
Selo ótimo
- Americanas Marketplace
- Americanas — Loja Online,
- Magazine Luiza — Loja Online
- “Kabum!
- Amazon
- IFood
Selo bom:
- Carrefour — Loja Online
- Mercado Livre
- Casas Bahia — Loja Online
De acordo com a pesquisa, 19,92% das reclamações têm relação com atrasos nas entregas dos produtos comprados, e 16,49% têm a ver com propaganda enganosa
Ok, mas estamos em 2023, o que isso afeta?
Apesar desses dados serem do final do ano de 2021, o alerta permanece, mesmo porque, as reclamações continuam ocorrendo, basta acessar o site do Reclame Aqui para comprovar.
Sendo assim, existem algumas dicas valiosas para que você evite as mesmas ciladas na Black Friday de 2023 e são elas:
- Compre em sites que você confie e que tenha boas avaliações
- Leia relatos de demais clientes antes de comprar o produto
- Consulte o CNPJ da empresa na Receita Federal
- Confira a lista do Procon das 40 lojas não confiáveis
- Tome cuidado em sites duvidosos pois pode ser golpe.
- Utilize comparadores de preço para monitorar o histórico do produto e comprovar que se trata de uma promoção fidedigna