COMO ASSIM?!

De Mercado Livre à Ifood: Alerta URGENTE chega sobre a Black Friday com 10 varejistas acusadas de ENGANAÇÃO

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mercado Livre e I Food são uma das varejistas apontadas em pesquisa por receberem apontamentos na Black Friday (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Black Friday está batendo à porta … Se atente a esses dados para não cair em cilada !

Novembro chegou e com ele a tão aguardada Black Friday! o tradicional dia de liquidações que atrai milhares de consumidores em todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale mencionar que muitos desses consumidores chegam a economizar o ano inteiro só para poder aproveitar todas as ofertas que mais lhe atraírem, conseguindo consumir produtos dos sonhos a descontos espetaculares.

Porém, apesar da ansiedade, é preciso se mater alerta com algumas dessas ofertas. Isso porque, muitas vezes, elas não passam de pura enganação, induzindo o consumidor ao erro e quando se percebe, já é tarde demais …

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reclamações

Só para se ter uma vaga noção, de acordo com o portal TechTudo, uma pesquisa feita através do site Reclame Aqui, site brasileiro de resolução de conflitos entre consumidores foi  revelado quais são as lojas online que mais receberam reclamações na Black Friday do ano de 2021.

Algumas marcas ocupam altas colocações nas listas, mas, em compensação, são bem avaliadas pelos usuários e têm boa reputação na plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso ocorre porque os dados do RA verificam, mais do que a quantidade de queixas registradas, a capacidade das empresas em resolver esses problemas.

Entre as lojas virtuais com mais reclamações estão Mercado Livre, iFood, Kabum! e Casas Bahia.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado Livre foi apontado pela pesquisa do Reclame aqui em época de Black Friday (Foto Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lista

Ainda de acordo com a pesquisa, o ranking de reclamações contou com uma forte presença de grandes empresas de e-commerce.

No entanto, nenhuma das dez corporações mais reclamadas têm reputação negativa na plataforma: na verdade, quatro delas alcançaram o maior selo de confiabilidade distribuído pelo Reclame Aqui, o RA100.

Veja abaixo os nomes:

Selo ótimo

Selo bom:

De acordo com a pesquisa, 19,92% das reclamações têm relação com atrasos nas entregas dos produtos comprados, e 16,49% têm a ver com propaganda enganosa

Casas Bahia também saiu na lista (Foto Reprodução/Internet)

Ok, mas estamos em 2023, o que isso afeta?

Apesar desses dados serem do final do ano de 2021, o alerta permanece, mesmo porque, as reclamações continuam ocorrendo, basta acessar o site do Reclame Aqui para comprovar.

Sendo assim, existem algumas dicas valiosas para que você evite as mesmas ciladas na Black Friday de 2023 e são elas:

  • Compre em sites que você confie e que tenha boas avaliações
  • Leia relatos de demais clientes antes de comprar o produto
  • Consulte o CNPJ da empresa na Receita Federal
  • Confira a lista do Procon das 40 lojas não confiáveis 
  • Tome cuidado em sites duvidosos pois pode ser golpe.
  • Utilize comparadores de preço para monitorar o histórico do produto e comprovar que se trata de uma promoção fidedigna 
É preciso ter cautela na hora de fazer as compras na Black Friday (Foto Reprodução/Internet)

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile