Tem canal mostrando que mesmo sem os direitos de transmissão da Copa do Mundo é possível fazer uma boa cobertura do evento e ainda ser recompensado pelo público. É o caso do ESPN Brasil, que sai atrás do SporTV e do Fox Sports, detentores dos direitos na TV paga, mas mesmo assim consegue bons índices com programas sobre o mundial.
De acordo com informações levantadas pela jornalista Cristina Padiglione, o canal tem conseguido a vice-liderança entre os canais esportivos com os programas Linha de Passe e SportsCenter. Ou seja, mesmo com imagens disponíveis para serem exibidas à exaustão em seus programas de debate, por ser detentor dos direitos, o Fox Sports não consegue vencer esses dois programas da concorrência.
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Para atingir tal feito, a ESPN se distancia ideologicamente dos dois canais que transmitem os jogos da Copa, adotando um tom mais humorístico que contrasta com a frieza do SporTV e o clima de baderna do Fox Sports. O canal ainda adota um tom menos ufanista ao fazer comentários sobre a Seleção Brasileira, com os contratados não poupando críticas apenas por se tratar da seleção nacional.
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FOX SPORTS TEM FATURAMENTO BAIXO
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Os esforços do Fox Sports para desbancar os concorrentes e fazer uma grande cobertura da Copa do Mundo da Rússia não vem surtindo muito efeito. Ao contrário da Globo e do SporTV, que comemoram o sucesso com as transmissões do mundial, a Fox vive um cenário melancólico no Brasil.
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Além da baixa audiência, os dois canais Fox Sports vem enfrentando problemas na questão de faturamento nesta Copa. E esses resultados negativos já estão mostrando as primeiras consequências. Segundo informações do site do jornalista Daniel Castro, a Fox demitiu nesta semana o vice-presidente comercial dos canais no Brasil, Arnaldo Rosa. O profissional estava no cargo desde 2015, mas o não cumprimento das metas anuais e a dificuldade de fechar acordos com anunciantes para a Copa foi a gota d’água para os chefões do grupo.
Segundo consta, o Fox Sports deu início à cobertura do mundial com apenas três patrocinadores, e conseguiu fechar com mais dois em cima na hora, mas teria oferecido generosos descontos para isso. Os executivos da Fox nos Estados Unidos não gostaram nenhum pouco do baixo faturamento da filial brasileira e esperavam um lucro muito maior durante a Copa.
O baixo rendimento na área comercial do canal pode ser explicado pela crise que assola o mercado publicitário no país. Os principais anunciantes fecharam com a Globo, deixando os concorrentes a ver navios.
Vale dizer que o Fox Sports investiu pesado para a transmissão da Copa. Enviou um bom número de profissionais para a Rússia, desembolsou uma fortuna para conseguir os direitos de transmissão dos jogos, desbancando a ESPN, e contratou um time de grandes profissionais, incluindo o narrador Téo José, o repórter Abel Neto, os técnicos Vanderlei Luxemburgo, Carlos Alberto Parreira e Paulo Roberto Falcão, além do apresentador Jô Soares. O Fox Sports 2 ainda investiu em um time de mulheres para uma cobertura “inédita e exclusiva”, com direito a uma narradora em alguns jogos, mas vem fracassando na audiência.