Carrefour se viu obrigado a fazer comunicado a respeito de uma série de fechamentos realizados em região brasileira marcando o fim de uma era e o mesmo terror vivido pela Casas Bahia
E o Carrefour, um dos maiores varejistas do setor alimentício, se viu obrigado a fazer um comunicado a respeito de um adeus crucial após algumas informações terem sido veiculadas de forma errônea e um tanto distorcida.
Isso porque esses fechamentos NÃO SE TRATOU de um adeus do grupo em sua atuação em região brasileira e sim de apenas algumas mudanças necessárias levando em consideração uma série de fatores.
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De acordo com o portal Valor, apesar de um tanto assustadora a princípio, a ação de tais fechamentos, ainda no fim de 2023, entrou em conformidade com a necessidade do grupo em melhorar os seus resultados no país.
Driblando obstáculos
No 3º trimestre do ano de 2023, segundo último relatório contábil disponível, a empresa reportou um prejuízo líquido de R$ 836 milhões, um montante 311% superior ao constatado no mesmo período de 2022.
O que lembra de certa forma a luta vivida pela Casas Bahia que, conforme uma nota fornecida com exclusividade ao portal Metrópoles, informou que teve 38 lojas fechadas em uma ação que também fez parte da estratégia do seu plano de transformação: “visando garantir a viabilidade e o crescimento sustentável do negócio a longo prazo”*
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(Para saber mais sobre essa situação da Casas Bahia, clique aqui*)
2 gigantes no lugar …
Segundo o portal SA+, outro ponto relevante sobre o Carrefour, é que algumas lojas foram convertidas em suas demais bandeiras. Inclusive, os estados mais afetados pelas mudanças foram a Bahia e Ceará.
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Como o foco era acelerar as conversões em outras bandeiras da empresa, o Carrefour decidiu optar em se despedir, não da operação TOTAL como foi propagado e sim apenas formatos de hipermercados, principalmente no estado da Bahia.
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Conforme apurado com exclusividade pelo Valor, o mesmo foi programado para ocorrer no Ceará, meses após ter investido capital e convertido lojas da rede Big (adquiridas pela empresa em 2022) em Carrefour.
Vale destacar que entre as 6 unidades no estado, sendo três em Salvador e três no interior, 5 tiveram seu processo de fechamento e uma delas foi convertida por uma de suas maiores bandeiras, o Atacadão.
O grupo informou ainda em nota, no fim de 2023, que há novas projeções entre esse ano de 2024 e 2026, incluindo a expectativa de converter cerca de 40 hipermercados em dois gigantes que são o Atacadão e o Sam’s Club.
Comunicado do Carrefour
Como mencionamos acima, essas informações foram distorcidas por alguns veículos que chegaram a afirmar que o Carrefour sairia de vez do Ceará e Bahia, o que explicamos ao longo do texto não ser bem assim.
Inclusive, o Carrefour fez questão de emitir um comunicado oficial aonde ele explica exatamente a verdade do que está acontecendo.
Veja abaixo o comunicado:
“O Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão de portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema e adaptar os formatos para que melhor atendam os clientes de cada região e que estejam mais alinhados com a estratégia de negócios da companhia.
Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e estão previstos alguns fechamentos pontuais”.
“O Nordeste permanece como uma região de extrema importância para os nossos negócios e continuará contando com a presença do Grupo com bandeiras de varejo, atacarejo e clube de compras”.
Quando o Carrefour integrou as últimas lojas BIG?
De acordo com o portal EXAME, no dia 30 de junho de 2023, o Grupo Carrefour concluiu a conversão das 129 lojas anteriormente pertencentes ao Grupo BIG, seis meses antes do previsto.
As conversões foram distribuídas em todas as suas bandeiras, sendo 76 lojas Atacadão, 48 Hipermercados Carrefour e 5 Sam’s Club.
Com isso foram extintas por completo as bandeiras:
- Maxxi Atacado;
- Hipermercado BIG;
- Hipermercado BIG Bompreço;
Deixando de pé apenas as bandeiras Super Bompreço, Nacional e TodoDia, o que marcou de vez o fim de um grande império do setor. Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil fez a seguinte declaração na época:
“Esse é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil”
Segundo o Giro News, o Grupo Carrefour Brasil alcançou crescimento de 2,5% nas vendas do 1º trimestre de 2024, as vendas consolidadas totalizaram R$ 27,8 bilhões, o que corresponde a um avanço de 2,5% se comparado com o mesmo período de 2023.