Mestre do Sabor: Uma mistura de temperos que não deu liga e que pode sofrer graves consequências na Globo
11/10/2019 às 12h00
Mestre do Sabor estreou nesta quinta (10) e mostrou que falta tempero para embalar o coração dos telespectadores
Na última quinta-feira (10) estreou na Rede Globo, o novo reality gastronômico e aposta da emissora, Mestre do Sabor. O formato é exclusivo, desenvolvido pelo próprio Grupo Globo, com a proposta de ser uma espécie de ‘The Voice Brasil da Culinária’ e inovar no ramo de realities de comida. O motivo da comparação? Os jurados que fazem parte do casting da atração: Kátia Barbosa, Leo Paixão e José Avillez, ficam atrás de um telão degustando pratos de diversos chefes espalhados pelo Brasil. Na estreia faltou um ingrediente principal para o programa se tornar o queridinho das nossas quintas-feiras: emoção. Caso o programa não dê o retorno esperado e audiência, é bem provável que não renovem a segunda temporada da atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O trio escolhe às cegas se vai ou não ficar com os participantes daquela rodada. Existem dois botões, um vermelho para reprovar e se despedir de quem passa pelo palco e um verde para aprovar. Se gostarem eles apertam o verde e caso role algum empate, ou seja, mais de um jurado escolhendo, quem decide em qual time vai entrar é o participante da vez.
O que podemos falar da estreia de Mestre do Sabor é que a Globo colocou uma grande ficha e estrutura dentro de seu complexo, localizado em Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A emissora carioca investiu pesado tanto na decoração e ingredientes, quanto no som, espaço, na modernidade, luzes e até nas câmeras. Parece coisa de outro mundo realmente. No cenário também é possível ver de cara uma cozinha bem completa e elegante, parece que nada está faltando se tratando de eletrodomésticos e alimentos. É tudo notório, o padrão de excelência e qualidade que optaram por inserir no formato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que falta na verdade é mais emoção, sentimento e interação. Os jurados precisam se envolver mais com os participantes e dar aquele grau de mistério e suspense na hora de escolher, se vão ou não permanecer com eles. O júri pode falar mais, dar um feedback mais amplo e ser ativo nos comentários sobre os pratos, é bom falar sobre porque quem assiste nem sempre entende de culinária ou sabe o que é o ingrediente abordado na etapa.
A participação dos chefes que concorrem uma vaga no programa Mestre do Sabor são bem rápidas, o diálogo entre o júri parece ser light e com isso deixa a desejar, fazendo com que o público espere mais reação de quem entende do assunto. Na coletiva de imprensa a direção fez questão de frisar que diferente de outros realities, ali eles não detonam os pratos e muito menos quem participa do programa. A fórmula de ser morno não é a melhor saída para quem espera mais ação assistindo ao formato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Precisam inserir uma pimenta para sacolejar essa estreia, talvez até quem saiba uma alfinetada entre os chefes renomados do júri. Na hora de escolher o prato, quem aprovou aquele menu pode dar uma cutucada no colega, querendo saber o motivo de ter reprovado aquela comida e mostrar que discorda da opinião de forma incisiva. Kátia Barbosa foi a que mais deu opinião e palpites, se mostrando a parceira dos participantes e se sobressaindo logo no primeiro programa. Já Leo Paixão era quem dava o tom crítico e resmungava mais sobre os pratos. José Avillez, o português parecia estar perdido, ainda está se encontrando no reality brasileiro Mestre do Sabor. O chefe estava bem tímido e recluso.
Vale parabenizar e ressaltar a química entre Claude Troisgros e Batista que buscavam dar o máximo de si nas conversas com os participantes, platéia e júri. Claude inclusive abraçava diversas vezes quem era desclassificado e dava palavras de incentivo, como uma forma de consolo. O programa ainda pode crescer e ganhar o favoritismo do público, lembrando que estamos falando da estreia como um tudo. O quebra-cabeça possui peças importantes, entretanto, ainda podem lapidar a tal fórmula exclusiva.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apartamento, mansão em Alphaville e R$ 1,6 milhão: Globo arranca herança dos filhos de apresentador amado no Brasil
● Falência de órgãos: Atriz da Globo morta tem testamento aberto e deixa fortuna para veterano da emissora
● Globo apela após Alma Gêmea e convoca fenômeno jamais reprisado para estrear em canal
Autor(a):
Aaron Tura
Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram