EITA

Alerta máximo: Metais pesados são encontrados em chocolates populares

21/09/2024 às 14h00

Por: Lucas Gioia
Imagem PreCarregada
A retirada urgente da 3º maior marca de chocolates do Brasil - Foto: Internet

Em chocolates populares são encontrados metais altamente pesados e sinal de alerta é ligado no máximo

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma dos principais serviços autônomos do Governo brasileiro, ela visa regular, garantir e manter a saúde de toda a população brasileira, desde o grupo com menor até o maior poder aquisitivo, hoje iremos falar sobre alguns metais que foram encontrados em chocolates que muitas pessoas possuem no armário da cozinha, seja da sua casa ou do seu trabalho, ou até mesmo conhece alguém que ingere esses produtos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com uma matéria publicada pelo portal ‘GMC Online’, em novembro do ano passado (2023), diversos metais foram encontrados em chocolates de marcas como: Hershey’s, Nestlé, Lindt e entre outros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma revista americana ‘Consumer Reports’, divulgou um teste, onde ela analisou 48 chocolates de marcas famosas como as citadas acima, e foram encontrados níveis preocupantes de chumbo e cádmio, dois metais dos mais pesados e tóxicos presentes no cacau. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De todos os chocolates analisados e estudados, em 16 oportunidades os cientistas verificaram quantidades elevadas de chumbo ou cádmio acima do nível que é considerado seguro pelo estado da Califórnia. 

Os especialistas da ‘Consumer Reports’ usaram esse padrão, e não o da Food and Drug Administration, que opera como se fosse a Vigilância Sanitária (Anvisa) dos Estados Unidos. A justificativa é que “os níveis-padrão da Califórnia são os que mais protegem o consumidor”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre todas as barras de chocolate que foram testadas, a Perugina, da Nestlé, apresentou a maior quantidade de chumbo (539% acima do limite). Além disso, a Evolved (vendida no mercado americano) apresentou o maior teor de cádmio (236% acima do padrão) e barra de chocolate ao leite da Lindt, que também é comercializada no Brasil, teve 11% de chumbo e 13% de cádmio,acima do limite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O portal responsável pelo teste destacou 48 produtos diferentes em diversas categorias como cacau em pó, pedaços de chocolate, barras de chocolate ao leite e misturas para brownies, bolo de chocolate e chocolate quente.

Uma constatação dos especialistas é que os chocolates amargos apresentaram níveis mais elevados de metais pesados que o chocolate ao leite. “Mas todos os produtos que testamos tinham quantidades detectáveis ​​de chumbo e cádmio”, disse James E. Rogers, PhD, diretor e chefe interino de testes de segurança de produtos na Consumer Reports. “Dezesseis dos 48 produtos tinham quantidades acima dos níveis de preocupação da CR para pelo menos um dos metais pesados ​​– em alguns casos, mais que o dobro do nosso limite – mas encontramos opções mais seguras em cada categoria de produtos de chocolate”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer uma denuncia à Anvisa?

Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

A denúncia pode ser feita pela internet através do site http://sac.prefeitura.sp.go.br ou. pessoalmente na Praça de Atendimento , situada à Rua Santa Isabel nº 181 – Vila Buarque/SP.

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Anvisa
Destaque

Autor(a):

Eu sou Lucas Gioia de Pádua, publicitário formado pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro, apaixonado por esporte, torcedor do Corinthians, adoro gastar meu tempo jogando vídeo game e ouvindo música. Faço matérias sobre futebol e cuido das redes sociais aos finais de semana. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.