Perigoso

Metal tóxico flagrado: A proibição da ANVISA contra 3 gigantes dos chocolates e retirada às pressas de lojas

23/05/2024 às 16h30

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Anvisa, chocolate e metal tóxico (Reprodução - Internet)

Gigantes dos chocolates no Brasil tiveram proibição da Anvisa devida a presença de um metal tóxico na composição

O Site de consultas da Anvisa, ao qual todo mundo tem acesso, disponibilizou a ordem de proibição de 3 gigantes dos chocolates no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira, publicada no dia 8 de setembro de 2023, mostra a interdição cautelar do Chocolate em Pó Solúvel da marca Guimarães Brasil.

O motivo citado pela Anvisa é o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse mesmo motivo fez com que a Anvisa fizesse mais uma interdição cautelar no dia 24 de julho de 2023 ao Cacau em Pó e Chocolate em pó 50% Cacau da marca Qualicoco.

Ambas as situações já tiveram seus problemas solucionados com os produtos voltando a serem comercializados nas prateleiras dos supermercados e a ordem de restrição no portal da Anvisa constar como ‘Vencida’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, muitas pessoas passaram a se perguntar o que é o Cádmio e qual o motivo de não poder consumir um chocolate que consta a presença insatisfatória desse metal.

Segundo o portal Swiss Info, resumidamente o Cádmio é um metal  pesado comprovadamente cancerígeno e, a longo prazo, tóxico para os rins. 

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chocolate é um dos únicos alimentos que podem ter níveis naturalmente mais altos de cádmio. Isso se deve ao fato de que, em algumas partes da América Latina, o solo contém quantidades relativamente altas desse metal tóxico, o que acaba contaminando os grãos de cacau. 

Em 2014, o Comitê Codex de Contaminantes em Alimentos (CCCF) concordou em iniciar uma discussão sobre os níveis máximos de cádmio em chocolates e produtos derivados do cacau. Oito anos e várias negociações depois, os níveis máximos para diferentes produtos derivados do cacau foram estabelecidos em 2022, mas não sem reservas. 

Os países latino-americanos, que têm altos níveis de cádmio em seus solos, eram a favor de limites mais brandos para proteger as exportações dos grãos de cacau de seus agricultores. A Suíça e a União Europeia, por outro lado, defendiam limites mais rigorosos, uma vez que seus cidadãos consomem muito mais produtos de chocolate. No final, a opção menos rigorosa venceu.

COMO SABER SE O PRODUTO É REGULARIZADO NA ANVISA?

A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

Thumbnail Video Youtube

Destaque

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.