Entenda o que acontece quando a dívida passa de cinco anos e novas formas para aumentar o Score no Serasa
No Brasil, mais de 72 milhões de pessoas estão com dívidas em atraso, desse total, ao menos 20 milhões de consumidores estão inadimplente, segundo o Serasa. Mas, muitos procuram formas para quitar os débitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tarefa de conseguir quitar todos as dívidas nem sempre é fácil devido aos altos juros e até da própria renda. As contas atrasadas também podem afetar outros quesitos da sua vida pessoal, como penhora de bens, impossibilidade de ter um cartão de crédito e outros.
Pensando nisso, nesta sexta-feira, 9, iremos revelar um método para limpar o seu nome sem pagar as dívidas e nem mesmo aos altos juros. Mas, vale ressaltar, que a tática não irá te livrar do débito, apenas não irá diminuir o seu score no Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os brasileiros que possuem débitos de cinco anos não pode ser mais negativados por conta da dívida, segundo o portal Remessa Online.
Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada no Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score, segundo o próprio site. Contudo, até finalizar o período de 5 anos do débito, a pontuação de crédito cai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as dívidas não somem, o que acaba é o direito da cobrança. Mesmo com o valor em débito, outras empresas não podem ver a pendência nas análises de crédito, fato que pode ajudar o consumidor a ter uma conta bancária, cartão de crédito e outros.
COMO PAGAR
Nesse tempo, o credor poderá ingressar com uma ação judicial contra o devedor. O melhor caminho é buscar um questionamento da dívida, que pode ser uma excelente opção para pagá-la sem os altos juros cobrados, segundo o portal JusBrasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Serasa também possibilita a negociação da dívida com mais de 5 anos com opções que cabem no bolso do credor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AUMENTANDO O SCORE
O portal do Serasa costuma compartilhar dicas aos consumidores para aumentar o Score, que vai de 0 a 1.000. Quanto mais alta a pontuação, mais chances o consumidor tem de conseguir crédito, empréstimo, financiamento, cartão de crédito e mais.
De acordo com o portal oficial do Serasa, existem sete dicas que podem ajudar o consumidor a aumentar o Score.
Pague as contas em dia:
O maior peso no cálculo do Serasa Score está associado ao Cadastro Positivo. Desse modo, é indispensável pagar as contas em dia.
Faça mais pagamentos usando o cartão de crédito:
Quanto mais um consumidor utiliza o cartão de crédito, maior são as chances de aumentar o seu Score, uma vez que haverá mais informações para alimentar os dados do cadastro.
Renegocie dívidas:
O nome negativado também pesa no cálculo do Score. inadimplência não é positiva e reduz o nível de confiança das empresas no consumidor.
Desse modo, é importante tentar negociar as dívidas com os credores ou até mesmo em plataformas como o Serasa.
Peça crédito com cautela:
Quando um cliente realiza um pedido de empréstimo, parcelamento ou financiamento, a consulta feita pelas empresas ao CPF fica registrada.
O mercado pode interpretar o excesso de pedidos como pedido urgente de crédito, e assim prejudicar momentaneamente a pontuação em até 60 pontos.
De acordo com o portal do Serasa, o ideal é ter um intervalo de, pelo menos, três meses para realizar os pedidos.
Mantenha seus dados atualizados na Serasa
Por fim, sempre mantenha seus dados atualizados no portal.
COMO LIMPAR O NOME NO SERASA?
E por falar no Serasa também possuí um programa para ajudar os brasileiros com o nome sujo. Estamos falando do Limpa Nome.
No site, você consegue ver se a empresa com a qual você deseja negociar é parceira do Limpa Nome. Caso seja, você terá descontos para quitar suas dívidas.