Felicidade

R$33 bilhões e 24 estações: Metrô arma nova linha colossal no coração de SP e faz trabalhadores vibrarem

11/01/2024 às 17h46

Por: Bruno Zanchetta
Metrô e nova linha - (Reprodução Internet)
Metrô e nova linha - (Reprodução Internet)

Metrô para quem precisa está chegando

Algumas regiões de São Paulo são carentes de transporte público com boa viabilidade e pouco tempo de trajeto e espera, como o Metrô proporciona para demais localidades.

O projeto inicial traz o estudo de impacto ambiental, e está sendo debatido em audiências públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do impacto ambiental o intuito do Metrô também visa desafogar o trânsito em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, sendo a sede de diversas empresas do mercado, a Avenida Faria Lima, coração de SP.

Apesar da famosa avenida ter a estação Faria Lima, da linha 4-amarela, a parada atende apenas seu trecho inicial, e diariamente diversas pessoas precisam recorrer a outros meios, como ônibus, carros ou bicicleta.

QUAL O NOVO METRÔ DE SÃO PAULO?

De acordo com informações da Exame, o Metrô de São Paulo planeja construir uma nova linha, a 20-Rosa, que liga a região da Lapa na capital até Santo André, região ABC, passando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima fazendo trabalhadores vibrarem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Integrações linha 20-Rosa - (Reprodução Internet)

Integrações linha 20-Rosa – (Reprodução Internet)

A extensão da linha será de 30,9 e vai ter 24 paradas com novas estações e já existentes.

A expectativa é que a linha 20 poderá atender 1,29 milhão de pessoas por dia. Se o cronograma atual se cumprir, o ramal ficaria pronto em 2035, a um custo atual estimado em R$ 33 bilhões.

As audiências públicas serão realizadas a partir de 22 de janeiro. A primeira será no teatro Conchita de Moraes, em Santo André, às 17h do dia 22.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, haverá outra no auditório do Iamspe, na Vila Clementino, no dia 29, e a última na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, no dia 1º. Mais informações no site do Metrô.

Depois das audiências, ainda será preciso cumprir várias etapas, como a licitação das obras, a desapropriação de terrenos e a construção em si.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a rede de metrô de São Paulo soma 104,4 km de extensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

metro
mobilidade
Transporte público

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.