COMO ASSIM?
Caindo aos pedaços: Metrô de São Paulo atinge paulistas com FIM devastador de 4 estações
26/03/2025 às 19h15

Parte dos projetos sobre o transporte público da capital do estado sequer saiu do papel, além das diversas modificações
No último Censo, do IBGE, a cidade de São Paulo apareceu com cerca de 11,4 milhões de habitantes. Dentro deste número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô, fazendo baldeações entre as 91 estações, de acordo com a SPTrans.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da superlotação, o transporte sobre trilhos tem grande importância aos cidadãos, unindo Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste. O munícipio paulista segue como referência para cidades de outros estados, onde as extensões são menores ou, em algumas delas, inexistentes.
Em contrapartida, entre as diversas trocas de governo, uma lista de projetos, que poderiam tornar o Metrô ainda mais extenso, acabou sendo abandonada. Este ano, um vídeo no TikTok viralizou com os internautas, revelando alguns dos serviços que estavam em andamento, mas sequer saíram do papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Parte deles ficou apenas em fase de estudos, enquanto os outros se tornaram “fantasmas” ou tiveram modificações ao longo dos últimos anos. Segundo a publicação, a Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, tinha planejamento para cumprir o trajeto que hoje é feito pela privatizada Linha 4-Amarela.
Já a Estação Moema tinha como proposta ligar a Linha 1-Azul com a Linha 2-Verde, fazendo uma conferência também com a Paraíso. Porém, nada teve finalização. Na República, existiam outras 3 plataformas “assombradas” que acabaram sendo demolidas para dar espaço à atual ViaQuatro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei sancionada em MG chega com fim da isenção no transporte público aos idosos 60+ em 2025
● Adeus, gratuidade: SPTrans confirma o que está BLOQUEANDO Bilhete Único dos 60+ nos metrôs de SP
● Eduardo Riedel ciente: Lei em Campo Grande, MS, traz gratuidade nos ônibus a +1 grupo além dos idosos 65+
Após a repercussão, não houve pronunciamento oficial das concessionárias envolvidas, mas, através do institucional do Metrô, é possível ver que a responsabilidade fica por conta do Governo de São Paulo. “O controle fica sob a gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos”, aponta.

Qual o valor da passagem do Metrô de São Paulo?
Este ano, a tarifa subiu para R$ 5,20 – R$ 0,20 a mais que no ano passado. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, a decisão foi tomada diante das despesas operacionais e infraestrutura.

Conclusão
- Em resumo, 4 projetos do Metrô de São Paulo caíram em abandono;
- Eles envolviam as estações Pedro II, Moema, Paraíso e República, de diferentes linhas;
- Ainda assim, este ano, houve um novo aumento da passagem no transporte.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o Metrô de São Paulo!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br