Metrô de SP crava fim de 3 estações que cai como bomba em paulistas
Como todos já sabem, o metrô de SP é considerado um dos melhores do mundo de acordo com a revista norte-americana Business Insider, sendo o único sistema latino-americano a pertencer ao seleto grupo de locais listados. No entanto, para a tristeza de milhões de cidadãos paulistas, o metrô de São Paulo solta o facão com o fim de 3 estações e cai como verdadeira bomba em milhões de passageiros.
O transporte que teve seu funcionamento iniciado na primeira metade da década de 1970, já conquistou grandes ampliações em suas linhas, como a linha 1-Azul que foi expandida para seis linhas que em conjunto com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), alcança boa parte das regiões da megalópole brasileira, além de cidades vizinhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, muitos projetos chegaram inclusive a serem confeccionados mas nunca saíram do papel usufruto da população. Segundo o portal São Paulo Secreto, existem espaços em três estações existentes inicialmente construídos para receber passageiros e plataformas, mas que nunca tiveram itinerários incluídos na região, criando uma espécie de estação fantasma destes locais.
Desse modo, a Estação Paraíso liga as linhas 1-Azul e 2-Verde ainda daria origem a uma terceira ligação, inicialmente concebida partindo da própria Paraíso até Moema, passando por Tutóia e Ibirapuera.
Um mapa raro, recuperado pelo portal MetroCPTM, registrou o projeto de continuidade da Paraíso para as três estações, que nunca ocorreu. Contudo, o tal Ramal Moema chegou a ter uma construção de uma plataforma na própria Paraíso, hoje inutilizada para circulação de passageiros, mas sim para estacionar máquinas híbridas de manutenção dos trilhos e carros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto a estação Moema só foi ser inaugurada em 2018, compondo a Linha 5-Lilás, onde a estação Ibirapuera também chegou a ser instaurada. A plataforma fantasma da Estação Paraíso, por sua vez, é escondida com placas, impedindo a visualização dos passageiros que circulam por lá.
Quantas linhas o metrô de SP tem?
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. A Linha 1 — Azul é a maior e mais importante do metrô de São Paulo. Ao total, ela tem uma extensão de 20,2 km.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE