Metrô de SP e CPTM estão prestes a ser atingidas por fim de serviço, confira os detalhes a seguir
Diariamente, milhões de brasileiros dependem do transporte publico. Vale dizer que, em São Paulo, existem dois meios que são muito usados pelos paulistanos, o Metrô SP e a CPTM. Inclusive, hoje falaremos desse dois gigantes que estão prestes a ser atingidos com o fim de um serviço crucial que afeta milhões.
Segundo as informações do portal ‘Viatro Lebus’, em uma audiência pública do Trem Intercidades (TIC) e Segregação do Transporte de Cargas (SNO) no trecho entre São Paulo a Campinas, participantes questionaram o governo do estado sobre o fim do serviço 710, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A concessão da Linha 7 com o Trem entre a São Paulo e Campinas, visa a segregação da linha Rubi até a estação Palmeiras-Barra Funda. Vale destacar que, estamos falando do fim do serviço que une as linhas 7 e 10, com partidas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, sem que os usuários do transporte tenha que trocar de trem na estação da Luz ou Brás.
Logo no início, a CPTM estimou que cerca de 165 mil passageiros foram beneficiados por dia pelo atendimento criado em 2021. Para quem não sabe, o tempo de percurso no trecho entre as estações Brás e Luz, no centro da capital paulista, também foi impactado positivamente. Já o trecho total do Serviço 710 tem sido percorrido, em média, 120 minutos.
“Não estão pensando na locomoção? Eu moro em Francisco Morato e dependo do serviço”, disse um dos munícipes que participou da audiência. Segundo o portal oficial da CPTM, em uma nota divulgada no dia 11 de novembro de 2023, o Serviço 710, que atualmente integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser extinto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, vale dizer que, o modelo de operação conjunta das linhas 7 e 10 ser bem-sucedido, acabando com a necessidade de baldeações em estações movimentadas onde o fluxo de passageiros geram enormes gargalos, o fim do serviço era previsível. Esse que se tratava de uma verdadeira união das duas linhas da CPTM e assim, desafoga a própria CPM e o Metrô SP.
Assim, ficnando claro que, com o fim desse serviço, terá um acúmulo maior de pessoas até no metrô, principalmente na estação LUZ. Ou seja, pode vir a se tornar um verdadeiro problema, isso porque as estações Luz e Brás são dois grandes polos de integração do centro da cidade. De onde partem diversas linhas tanto do Metrô, quanto da CPTM.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto custa a passagem de Metrô em São Paulo?
Seu custo é de R$ 5,00 e é válido para uma viagem. É vendido nas bilheterias, máquinas de autoatendimento nas estações, aplicativo de celular (aplicativo “TOP” para Android e iOS). Além de por WhatsApp (11-38882200) e em estabelecimentos comerciais credenciados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE