Metrô de São Paulo acaba com serviço crucial em todas as estações após quase 20 anos
O metrô de São Paulo confirmou o fim de um serviço crucial, a partir de março deste ano de 2024, em todas as suas estações, após quase 20 anos de história, pegando todos os usuários de surpresa com a decisão.
O transporte público é fundamental, principalmente nas grandes cidades, já que lidam com milhões de passageiros todos os dias, por conta disso toda mudança afeta uma quantidade enorme de pessoas e precisa ser muito bem divulgada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Mobilidade Sampa’, os bicicletários do Metrô de São Paulo tiveram os serviço encerrado e passaram a funcionar no formato de paraciclos, passando a funcionar dessa maneira em toda a Linha 15-Prata e mais 20 estações pela cidade.
A partir de março deste ano, os usuários poderão contar com uma ampliação do horário disponível para guardar as bicicletas, atendendo em quase todo o horário de funcionamento do metrô, que vai das 4h40 da manhã até 00h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os passageiros que vão pedalando até as estações, poderão guardar o veículo com o seu próprio cadeado, disponível em 35 estações e com mais de 1.300 vagas de maneira gratuita.
Vale ressaltar que esse serviço de bicicletário, que deixou de existir e ganhou uma espécie de evolução, para se tornar paraciclo, começou a funcionar há quase 20 anos atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, de acordo com o portal do governo de São Paulo, a CPTM inaugurou quase 30 bicicletários no ano de 2008, o que se totalizavam, na época, quase 4 mil vagas, em quase todas as estações de metrô da cidade.
Quais são as estações do metrô com paraciclos?
São 35 estações de metrô que contam com os paraciclos na cidade de São Paulo, com pelo menos 4 estações em cada linha contemplados com esse benefício, sendo elas:
- Linha 1-Azul: Jabaquara; Santa Cruz; Liberdade; Jardim São Paulo; Parada Inglesa; e Tucuruvi.
- Linha 2-Verde: Vila Prudente; Tamanduateí; Paraíso; e Vila Madalena.
- Linha 3-Vermelha: Corinthians-Itaquera; Artur Alvim; Guilhermina-Esperança; Vila Matilde; Penha-Lojas Besni; Carrão-Assaí Atacadista; Tatuapé; Belém, Brás; Pedro II (compartilhado com Prefeitura – Expresso Tiradentes); Sé; Anhangabaú; Santa Cecília; e Palmeiras-Barra Funda.
- Linha 15-Prata: Vila Prudente; Oratório; São Lucas; Camilo Haddad; Vila Tolstói; Vila União; Jardim Planalto; Sapopemba; Fazenda da Juta; São Mateus e Jardim Colonial.