O Metrô de SP conta com novidades, inclusive o Bilhete Único poderá chegar ao fim
O estado de São Paulo conta com uma série de mudanças e novidades em seu sistema de transporte público neste ano. Dessa forma, o metrô passará por algumas alterações envolvendo o Bilhete Único e até mesmo uma nova lei de gratuidade impactarão os cidadãos paulistas, além de mais um anúncio que deve animar a todos os que dependem do transporte sobre trilhos.
Nova lei com gratuidade
No ano passado, houve a aprovação de um Projeto de Lei que oferece gratuidade no transporte público a um determinado grupo de trabalhadores. Segundo as informações do portal da Câmara dos Deputados, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê a gratuidade do transporte público coletivo a todos os integrantes dos órgãos de segurança pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida deve respeitar a quantidade de assentos disponíveis e a precedência dos pagantes. O Projeto de Lei 1923/23 teria como missão valorizar a categoria. Pelo texto aprovado, a gratuidade valerá em ônibus urbanos e intermunicipais, metrô, trens suburbanos e metropolitanos, e barcas e catamarãs.
Além disso, poderão ser beneficiados policiais civis e militares, bombeiros, peritos de natureza criminal, agentes de segurança socioeducativo e policiais legislativos, entre outros.
Bilhete Único
Em julho do ano passado, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que planeja substituir o atual sistema de Bilhete Único. Através da tecnologia do cartão ‘TOP’, o responsável pela cidade planeja unificar os principais meios de transporte da Região Metropolitana. Atualmente, o cartão é utilizado para ingresso nos transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU.
“O sistema do Bilhete Único é bastante complexo. Há um período em que você pode utilizar vários ônibus, várias linhas, está integrado no sistema de metrô e CPTM. É um sistema que tem uma avaliação positiva no âmbito geral do uso, mas pode sempre melhorar? Pode melhorar”, disse o prefeito à Rádio BandNews FM.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além do 13º: Globo confirma liberação salvadora do 14º salário à lista de CLTs em 2024
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber anuncia serviço com corridas quase de graça em 3 passos simples
● Agora é lei: Lula acaba de assinar novo decreto com proibição que abala donos de cães e gatos em 2025
Qual o outro anúncio?
Em 19 de dezembro, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que pretende iniciar obras em duas linhas de metrô de São Paulo em 2024. Dessa forma, os projetos se referem à extensão da linha 4 – Amarela até a cidade de Taboão da Serra e da linha 5 – Lilás até Jardim Ângela.
Atualmente, as duas extensões estão na fase de projeto executivo, segundo o ‘ViaTrolebus’. Somente depois desse projeto que o Governo Estadual poderá contratar as obras.