Inúmeros cariocas lidam com triste notícia envolvendo o fim de três estações do Metrô do Rio de Janeiro e abandono
Diariamente, milhares de brasileiros utilizam o transporte público, seja o Metrô, Ônibus, CPTM ou outros, para se locomoverem pelas grandes cidades.
O transporte público possuí inúmeras vantagens, como preços mais acessíveis do que viagens por aplicativos ou manter o custo de um veículo próprio. Além de ser excelente para evitar o trânsito caótico das cidades grandes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 1979 no Rio de Janeiro, o Metrô tornou-se um dos transportes públicos mais utilizados pelos cariocas e visitantes. Com apenas 3 linhas e 41 estações, muitos ainda desejam melhorias para facilitar o acesso a cidade.
Porém, poucos brasileiros sabem que existem 3 estações, que estão completamente abandonadas e inacabadas no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 11, você saberá todos os detalhes sobre o assunto.
O corte nas três estações do Metrô do Rio de Janeiro gerou revolta entre milhares de cariocas, que ficaram sem três estações para se locomover com mais facilidade entre a cidade, de acordo com o canal do Youtube, Caos Carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estação Morro São João:
A Estação Morro São João foi planejada como integração entre as linhas 1 e 4 do metrô, segundo o canal do Youtube, Caos Carioca.
No ano de 1988, a Promon Engenharia iniciou o estudo para a construção da estação São João, que estaria localizada no Botafogo, Zona Sul, próximo ao Shopping Rio Sul.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo ano, a Companhia do Metropolitano fez um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia de ter uma estação na região animou os moradores do Rio de Janeiro e até mesmo o empreendimento RioSul, que poderia se beneficiar com acesso de pedestres.
No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio, que poderia finalizar a estação sem obrigação.
As obras não foram para frente, até que no ano de 2009, um abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas foi entregue ao Governo do Estado.
A Brascan anunciou que construiria a Estação Morro de São João em seis meses. Porém, o projeto nunca saiu do papel.
Gávea:
Durante as Olimpíadas de 2016, os cariocas deveriam contar com a estação Gávea. Porém, o Governo fez malabarismos jurídicos para não emitir licitações da obra a tempo dos jogos.
A linha 4, licitada ainda em 1998, iria de Botafogo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e ajudaria milhares de visitantes durante as Olimpíadas. Mas, no ano de 2015, as obras foram paradas por completo.
Integração da linha 2:
Por fim, a integração da linha 2 está inutilizada e fica a 15 metros abaixo da parada atual. No ano de 1980 e 1990, a ideia era que a estação recebesse passageiros e vagões da Linha 2.
A ideia é ter uma rede integrada metropolitana e as obras chegaram a começar em 88. Porém, pouco depois, o metrô paralisou as obras por falta de verbas.
Quanto custa a passagem do metrô no Rio de Janeiro?
A Tarifa Social é uma medida criada pelo Governo do Estado, que reduziu o valor da passagem do Metrô de R$ 7,50 para R$ 5,00, para aqueles que tiverem o Bilhete Único intermunicipal (BUI) devidamente cadastrado, segundo o portal MetrôRio.