Um decreto de Tarcísio de Freitas caiu como um presente para quem anda de metrô e outros transportes públicos em SP. A novidade surpreendeu
Um decreto de Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, caiu como um presente para milhões de pessoas que dependem do transporte público. Acontece que canetada garantiu uma isenção que foi visto como uma excelente notícia para quem depende do metrô, ônibus e EMTU em SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2023, segundo o portal Diário do Transporte, Tarcísio de Freitas, publicou um decreto regulamentando Lei de 15 de dezembro de 2022, que autoriza a concessão do benefício de gratuidade no transporte coletivo metropolitano de passageiros aos idosos entre 60 e 65 anos.
Dessa forma, eles terão acesso aos transportes públicos coletivos de passageiros operados ou gerenciados pelas empresas do Executivo Estadual. De 65 anos para cima, o benefício nunca foi cortado por ser previsto em lei federal (Estatudo do Idoso). A medida entrou em vigor em fevereiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela é válida nos transportes metropolitanos pelo cartão TOP. Antes do decreto, os usuários nesta faixa de idade reclamavam do acesso gratuito negado, principalmente nos ônibus do sistema EMTU. O decreto abrange os serviços do Metrô, CPTM e os ônibus da EMTU, além do VLT da Baixada Santista.
Além disso, ficou definido que o acesso do beneficiário ao sistema de transporte coletivo metropolitano ocorrerá por meio de bilhete eletrônico, pessoal e intransferível, obtido mediante cadastro prévio. O cadastro deverá ser feito junto aos postos e canais autorizados. A novidade agradou os idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cartão TOP
O cartão TOP já está em vigor há cerca de 2 anos, quando o Governo do Estado de São Paulo o implementou. Acontece que à princípio a ideia era de ser mais uma opção aos passageiros e não um substituto de fato do Bilhete Único.
Apesar disso, a tendência é que siga tudo como está hoje. Atualmente o cartão TOP dá acesso ao Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU, através de um QR Code gerado no próprio aplicativo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
● Alerta: Globo confirma atitude comum nas estações que está cancelando o Bilhete Único com todo saldo
“O sistema do Bilhete Único é bastante complexo, tem uma avaliação positiva no âmbito geral do uso, mas pode sempre melhorar”, revelou Ricardo Nunes na matéria divulgada pelo Jornal da Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual cidade tem a passagem de ônibus mais cara do Brasil?
Conforme levantamento realizado pelo Correio do Povo, após reajustes praticados em 12 capitais entre os meses de novembro de 2023 e janeiro deste ano, Curitiba (PR), passou a ter a tarifa mais cara do país, ao lado de Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), ao preço de R$ 6,00 por viagem.