Melhor notícia chega para lista de paulistas que usam o transporte público de São Paulo com isenção no metrô e ônibus
O transporte público é uma das principais vantagens garantidas aos trabalhadores de modo geral. Afinal, com ele é possível garantir o deslocamento para o local desejado sem a necessidade de gastar com Uber, Táxi ou até mesmo com o combustível do carro próprio.
São Paulo, por exemplo, se trata de nada menos que a principal metrópole do Brasil, possuindo mais de 11 milhões de habitantes. Assim, transportes como ônibus e metrô, por exemplo, se tornam fundamentais para o andamento da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova disso é que, quando alguma estação não está funcionando, atinge em cheio todas as outras e até mesmo os ônibus e o trânsito. Porém, o que muitos não imaginam é que, não é necessário ter o Bilhete Único para garantir a gratuidade nas passagens de SP, ou seja, não precisa ser aposentado.
Metrô e ônibus GRÁTIS em São Paulo
Em suma, existe outra forma de conseguir a passagem grátis e muitos nem imaginam isso. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal SPTrans, traz à tona 4 passos para garantir isenção no Bilhete Único sem ser aposentado.

Ficou curioso para descobrir como é possível essa gratuidade? Então, siga nesta matéria e confira o passo a passo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gratuidade
Ademais, de acordo com o portal do Governo, a cidade de São Paulo possui o Passe Livre, por meio do Decreto n° 3.298/1999. Vale dizer que, ele ainda segue em vigor neste ano de 2025, atendendo apenas algumas pessoas, que contam com determinados tipos de deficiência.
No caso, estamos falando daquelas que comprovam carência e deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica e ostomia. Esse grupo garante o acesso gratuito ao transporte público na cidade, tanto para ônibus como metrô, chegando como uma grande vitória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4 passos para solicitar
Ademais, caso seu cadastro esteja atualizado, siga os passos abaixo para validar a gratuidade do transporte público em SP:
- Siga as instruções na tela;
- Acesse o site Atendimento SPTrans e efetue login;
- Clique em Estudante;
- Clique em Estudante – Bilhete Único – Solicitação da Gratuidade.
Considerações finais
- Em suma, é possível obter gratuidade no transporte público de SP sem ser aposentado, através do Passe Livre (Decreto nº 3.298/1999);
- O benefício atende pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia, comprovando carência;
- Ademais, o direito garante passagens gratuitas em ônibus e metrô, facilitando o deslocamento de quem precisa.
Veja mais notícias sobre transporte público CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o valor da passagem de ônibus em SP?
Em suma, a passagem de ônibus em São Paulo teve um aumento neste ano de 2025, passando dos antigos R$4,40, para os atuais R$5.