Metrô em município brasileiro levanta alerta de estado de greve em toda região e brasileiros precisam se atentar nesta quinta-feira (05)
Apesar das linhas de Metrô e trens da CPTM de São Paulo serem as maiores do país, como muitas vezes comentamos por aqui, a modalidade de transporte é muito importante em outros estados brasileiros.
O metrô do município de Recife (PE) é um transporte público de alta capacidade, cujo qual atende a 14 cidades da Região Metropolitana, transportando cerca de 400 mil pessoas por dia. Com 36 estações divididas em três linhas, o metrô da capital pernambucana é o terceiro maior metrô do país, depois de São Paulo e Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, nesta quinta-feira, um anúncio de estado de greve deixou milhares de passageiros da região extremamente apreensivos nesta quinta-feira (05) e comunicado crucial é emitido pelo metrô a todos eles.
Decreto e reinvindicações
De acordo com informações da Folha de Pernambuco, os metroviários do Recife deverão seguir com o estado de greve até o dia 1º de outubro de 2024.
Esse decreto foi anunciado pelos representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) durante assembleia realizada na noite do dia 27 de agosto. A reunião aconteceu na Estação Recife, localizada no bairro de São José, centro do Recife.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que esse estado de greve se arrasta desde junho em sinal de protesto dos metroviários, cujos quais reivindicam a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).
Segundo declarado por Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, a permanência no projeto de privatização do metrô, proposta pelo Governo Federal, é vista pela classe como uma ameaça à qualidade do serviço:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Cada falha que paralisa o metrô é um alerta para a necessidade urgente de recursos e de um plano de revitalização que não será possível enquanto o metrô estiver na lista de privatizações do governo”,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a categoria também se posiciona contra o fechamento do metrô aos domingos. Conforme manifestado por eles, essa ação simboliza um retrocesso que afeta diretamente milhares de usuários, cujos quais dependem desse transporte para trabalhar ou realizar atividades essenciais.
De acordo com o presidente, essa “decisão foi tomada sem qualquer consideração pelas necessidades da população e dos funcionários” , uma vez que ficarão sem atividades nos domingos, quando normalmente trabalhariam.
Outro ponto crítico da pauta de reivindicações é a exigência de avanços nas negociações com o Governo Federal e a CBTU sobre o Acordo Coletivo Especial (ACE). Até o momento, os trabalhadores não receberam uma proposta satisfatória, o que aumenta a possibilidade de uma futura greve geral.
Quando o metrô de Recife foi fundado?
De acordo com o portal Wiki, o Metrô do Recife (Metrorec) é um sistema de transporte metropolitano que opera na Região Metropolitana do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco, fundado em 11 de março de 1985.
Ele é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e compõe-se de 37 estações, três linhas (das quais, 2 são eletrificadas), uma rede de 71 quilômetros de extensão e movimentação diária de 400 mil passageiros.
A maior parte da demanda diária está concentrada na Linha Centro, embora a Linha Sul esteja com demanda crescente, resultado do aumento da quantidade de trens em funcionamento e inaugurações de novos terminais de ônibus integrados ao metrô.