Metrô do Rio de Janeiro coloca fim em 3 estações e situação afeta milhões até os dias de hoje
O metrô da cidade do Rio de Janeiro surgiu pela primeira vez em 1979. Na opinião de muitas pessoas, o serviço poderia ser bem melhor, com mais estações, por exemplo.
O que pouca gente sabe é que na cidade existem 3 estações, que estão completamente abandonadas e inacabadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, de acordo com o canal do Youtube, @Caos Carioca, esse facão do Metrô no RJ, caiu como bomba e causa revolta em milhões de residentes dos arredores.
1- Gávea:
A primeira obra que não foi finalizada e está abandonada, segundo o canal, é a da Gávea.
A principal polêmica que acerca ela é que o Governo fez malabarismos jurídicos para não emitir licitações da obra a tempo das olimpíadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A linha 4, licitada ainda em 1998, iria de Botafogo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Anos depois, ressuscitaram a licitação colocando vantagens para as empresas que iriam participar da obra.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo ciente que não haveria nem tempo e nem recursos para a sua finalização, a obra foi aprovada e 25% foi escavado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obviamente que essa empreitada não durou muito fazendo com que as obras fossem paralisadas de vez no ano de 2015.
Apesar da revolta, muitos ainda tem esperanças de que a obra será um dia finalizada.
2- Estação Morro São João:
Em segundo lugar temos o que seria a integração entre as linhas 1 e 4 do metrô.
Localizada no Botafogo, Zona Sul, próximo ao Shopping Rio Sul, era para estar a Morro de São João.
Contudo, foi mais uma plataforma que virou fantasma.
Em 1988, a Promon Engenharia elaborou um estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul.
No mesmo ano, a Companhia do Metropolitano fez um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.
Nos anos que seguiram, tanto o Shopping Rio Sul quanto moradores das redondezas batalharam para que a estação passasse a ser utilizada.
No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passou a ter a opção de finalizar a Estação Morro de São João, sem obrigação.
Dois anos depois, em 2009, um abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas foi entregue ao Governo do Estado.
A Brascan anunciou que construiria a Estação Morro de São João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerner desenhou como ficariam as passarelas subterrâneas que ligariam o centro comercial à estação.
Todavia, como sabemos, a estação segue fechada, fantasma.
3- Integração da linha 2:
Por fim temos essa obra também é uma incógnita na vida dos moradores do Rio de Janeiro.
Isso porque já existe estação no local, contudo, essa plataforma que hoje em dia está inutilizada, fica 15 metros abaixo da parada atual.
A ideia era que essa estação, atualmente fantasma, recebesse, nos anos 1980 e 1990, passageiros e vagões da Linha 2.
Mas, por falta de recurso, a obra parou e assim ficou.
Com o tempo, as Linhas 1 e 2 passaram a ter plataformas na única estação do Largo da Carioca que teve uso de fato.
De acordo com Miguel Gonzalez, do blog Metrô do Rio, o governador Sérgio Cabral optou por, ao invés de terminar a obra da linha 2 no Centro, construir um atalho da Linha 1A, o que colocou os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1.
Esta decisão do ex-Governador passou a ser ainda mais embaraçosa também para a concessionária Metrô Rio que se comprometeu a levar a Linha 2 até a Carioca.
Levou do jeito mais barato e economizou muito dinheiro, mas sua operação piorou consideravelmente.
Quantas estações de metrô existem no Rio de Janeiro?
De acordo com o Sobre MetrôRio, atualmente, o Metrô do Rio de Janeiro possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração.
Ele também conta com mais de 2.500 funcionários e sede localizada no Centro do Rio de Janeiro.