Metrô de São Paulo crava fim de serviço vital a milhares de paulistanos e substituição é feita; Entenda como irá funcionar a partir do dia 20
O metrô de São Paulo é um dos pilares da mobilidade urbana da cidade e conecta milhões de pessoas diariamente aos seus respectivos compromissos.
Com rapidez, eficiência e abrangência, ele facilita o deslocamento em uma das maiores metrópoles do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para atender às necessidades dos usuários e modernizar o acesso aos serviços, o sistema de bilhetagem também evolui, incorporando tecnologias que tornam o processo mais ágil e conveniente.
Falando nisso, o Metrõ-SP, através do seu portal oficial, comunicou o fim de um serviço vital a partir do dia 20 de novembro de 2024, em 9 estações da Linha 2-Verde do Metrô, e uma substituição também já foi estabelecida, com a ciência de Tarcísio de Freitas.
Isso porque agora, os guichês de bilheteria funcionarão em um horário reduzido, das 6h às 22h, colocando fim de uma era, uma vez que agora o mesmo irá mudar a rotina de quem trabalha, estuda ou simplesmente tem compromissos a noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações oficiais, a equipe especializada em transportes públicos do TV Foco, irá expor as seguintes informações:
- Novos horários substitutos;
- Aonde comprar passagens online com segurança;
- Justificativas detalhadas.
Horários substitutos
Entretanto, com a alteração, o atendimento nos guichês agora será interrompido entre 4h40 e 6h e 22h e 0h em todas as bilheterias da Linha 2-Verde, exceto na estação Sacomã, que continuará funcionando no horário completo devido à alta demanda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Fim do pagamento no metrô, CPTM e ônibus de SP: Bilhete Único com isenção é garantido a 3 grupos de paulistas
As estações atingidas são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Linha 2-Verde:
- Vila Madalena;
- Consolação;
- Trianon-Masp;
- Brigadeiro;
- Paraíso;
- Ana Rosa;
- Santos-Imigrantes;
- Tamanduateí;
- Vila Prudente.
Alternativas :
Caso você precise comprar passagens após o novo horário dessas estações mencionadas, terá à disposição várias opções para comprar e recarregar o bilhete único de forma segura e eficiente:
- Aplicativo TOP: Disponível para Android e iOS.
- WhatsApp: Pelo número (11) 3888-2200, com pagamento via Pix.
- Máquinas de autoatendimento: Aceitam cartão de débito e estão em todas as estações.
- Rede Credenciada: Relação completa no site Bora de Top.
Essa ampliação dos meios de compra reforça o compromisso do Metrô em facilitar o acesso à rede de transporte.
MAS ATENÇÃO! SEMPRE prefira recarregar por meio desses canais oficiais, uma vez que estão ocorrendo muitos golpes de recarga, conforme podem ver por aqui*
Mas por que a mudança de horário de bilhetagem da Linha 2- Verde?
A decisão foi embasada por um piloto realizado em janeiro de 2024, que reduziu o horário de funcionamento dos guichês em 16 estações de baixa demanda.
- Os resultados demonstraram que apenas 4,8% das compras nos guichês ocorriam nos horários de menor movimento (4h40-6h e 22h-0h).
- Além disso, uma pesquisa revelou que 77% dos passageiros estão dispostos a utilizar o celular para adquirir passagens.
- Com a ampla adoção de cartões de transporte e a expansão dos canais digitais, a mudança reflete o perfil atual dos usuários, promovendo praticidade e eficiência no atendimento.
Considerações finais:
Em suma, o Metrô de São Paulo adotará novos horários para seus guichês a partir de 20 de novembro:
- No total, 9 estações da Linha 2-Verde terão o atendimento reduzido, encerrando às 22h.
- Essa mudança se justifica pela baixa demanda nesses horários e pela crescente utilização de meios digitais de pagamento.
- A fim de atender à necessidade dos usuários, o Metrô oferece diversas alternativas de compra de passagens, como aplicativos e máquinas de autoatendimento.
- Por fim, a medida visa modernizar o sistema e oferecer mais praticidade aos passageiros, adaptando-se ao perfil atual dos usuários que preferem soluções digitais.