PRA FESTEJAR!

R$129 milhões liberados e alívio no bolso de aposentados: 2 vitórias do INSS fazem segurados vibrar em 2024

01/01/2024 às 19h38

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Com anúncio sobre novas regras, INSS fez comunicado para quem deseja se aposentar (Foto: Reprodução, fdr)

2024 começou com duas grandes novidades para aposentados e pensionistas do INSS

O governo federal abriu crédito especial de R$ 129 milhões para o Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi, fazer pagamentos extraordinários do Programa de Enfrentamento à Fila do INSS. A abertura de crédito especial acontece quando não há dotação orçamentária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Globo, entre agosto e setembro de 2023, saíram da fila do INSS 41.871 processos, o que reduziu o estoque de pedidos para 1,63 milhão. Mas outra lista de espera quase invisível segue crescendo: a de recursos, quando o trabalhador tem o benefício negado e recorre administrativamente da decisão. Segundo dados do INSS, estão nesta fila mais 1,65 milhão de trabalhadores. Em maio, ela estava em 1 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao assumir o ministério em janeiro de 2023, Lupi prometeu zerar as filas do INSS. Em agosto, no entanto, o ministro recuou com a entrada de novos pedidos de benefícios e afirmou que isso “nunca” iria acontecer.

A medida do INSS é para reduzir a fila da perícia médica (Reprodução: Internet)

INSS crava decisão que reduz as fila da perícia médica (Reprodução: Internet)

Em novembro, o governo Lula sancionou o projeto que, entre outros pontos, criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Isso em mais uma tentativa de reduzir filas e processos do INSS.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as ações do programa está a permissão para uso de telemedicina nas perícias do órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perícia médica é parte fundamental da análise de pedidos de benefícios por incapacidade temporária ou permanente — os antigos auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, respectivamente —, além dos requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.

Aposentados podem fazer empréstimos?

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovo a redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O teto para o empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento, foi reduzido de 1,84% para 1,80% ao mês. Para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,73% para 2,67%, também ao mês.

Empréstimo consignado (Reprodução/Internet)

Empréstimo consignado (Reprodução/Internet)

Ao oferecer a linha, bancos e instituições financeiras precisam respeitar os limites estabelecidos pelo CNPS. O novo teto entra em vigor cinco dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Alerta INSS
aposentadoria INSS
aposentados e pensionistas
aposentados e pensionistas inss
empréstimo consignado
emprestimo consignado INSS
fila de espera
INSS
taxa de juros do empréstimo consignado

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.