CONFIRA

R$280 milhões em dívidas e falência decretada: O triste dia em que montadora de carros chegou ao fim

17/05/2023 às 20h09

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Montadora de carros (Foto: Reprodução/ Internet)

Montadora de carros têm dívidas enormes e entra em falência

O dia 30 de setembro de 1996, foi um dia muito triste para muitas pessoas. Isso porque foi o dia em que a montadora Gurgel Motores, que era uma fabricante de automóveis brasileira, encerrou suas atividades após ter um dívida enorme e decretar falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não se recorda, a empresa foi desenvolvida pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel e tinha como proposta produzir carros 100% nacionais. A montadora foi fundada no dia 1 de setembro de 1969, na Avenida do Cursino, em São Paulo, mas, pouco tempo depois a fábrica mudou sua sede para Rio Claro, em 1975.

Engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel ao lado de seu carro (Foto: Reprodução/ Internet)

Engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel ao lado de seu carro (Foto: Reprodução/ Internet)

Porém, o registro da marca Gurgel encontrava-se expirado no INPI desde o ano de 2003 e em 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos, registrou para si sua marca Gurgel pelo valor de 850 reais. Vale ressaltar que a família não foi consultada e por isso decidiu mover uma ação judicial contra o empresário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo da montadora de carros (Foto: Reprodução/ Internet)

Logo da montadora de carros (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que hoje em dia já é falecido, começou produzindo karts e minicarros para crianças, nos anos 60. Inclusive, seu primeiro modelo de carro foi o bugue Ipanema, que utilizava o motor d Volkswagen.

Porém, em 1992, quando a montadora já havia comercializado 3,745 carros, entrou em greve,  que impediu a chegada de grandes componentes que vinham da Argentina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a produção também caiu e as dívidas ficaram acumuladas. Além disso, sem o apoio do governo, Gurgel pediu concordata em 1993, que foi sua última tentativa de salvar a fábrica de carros, que já estava com altas dívidas, na época o pedido era um financiamento de 20 milhões de dólares do governo para a empresa.

O governo então, negou o pedido, e a fabrica de carros foi declarada falida no ano de 1994.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modelo de um carro da empresa Gurgerl Motores (Foto: Reprodução/ Internet)

Modelo de um carro da empresa Gurgerl Motores (Foto: Reprodução/ Internet)

O QUE ACONTECEU DEPOIS?

Após o fim da montadora, a fábrica ficou nas mãos de um escritório em São Paulo e depois de todas as tentativas de venda do terreno e com seus veículos abandonados, a Gurgel Motores foi leiloada em 2007, por cerca de 16 milhões. 

O dinheiro na ocasião serviu para que eles pagassem as dívidas trabalhistas, que chegaram a quase 20 milhões. Sendo assim, a montadora deixou um lastro de 280 milhões em dívidas.

carros
Gurgel Motores
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel
montadora

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.