Saque de 100% do saldo do FGTS: Ministério chega com nova lei histórica na Caixa para salvar milhões de CLTs
24/05/2024 às 10h59

Os CLTs precisam se atentar a uma nova lei histórica que atinge em cheio o FGTS, com saque de 100%
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, está com uma proposta de uma nova lei que atingirá em cheio quem tem saldo no FGTS. Os CLTs poderão ter o direito de sacar 100% do valor do saldo e você precisa saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tem o objetivo de proteger o trabalhador, em caso de demissão sem justa causa. Mas ao longo dos anos outros benefícios surgiram, tudo visando as condições financeiras dos brasileiros.
De acordo com o portal ‘FDR’, o ministro Luiz Marinho está planejando uma grande mudança no FGTS. Ela vai beneficiar principalmente aqueles que optaram pelo Saque-Aniversário e não podem receber em caso de demissão.

O Saque-Aniversário permite que o trabalhador que tenha saldo saque até 50% do valor, no mês em que completa mais um ano de vida. Porém, atualmente, quem opta por isso, fica por 2 anos sem poder sacar integralmente o fundo, em caso de demissão.
Assim, o Ministro do Trabalho planeja mudar essas regras, visando o bem estar financeiro dos CLTs e está com um novo Projeto de Lei. Porém ele ainda precisa passar pelo julgamento do Congresso Nacional, para ai sim entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner paralisa JN com liberação do FGTS e confirma vitória pra quem realizou o saque-aniversário em 2025
● “Aprovou”: Renata Vasconcellos paralisa JN com anúncio do FGTS e benefício aos CLTs com até R$ 12 mil
● Não é só o Saque-Aniversário: Lei traz 14 situações que liberam o FGTS aos CLTs pela Caixa em 2025

Veja as principais mudanças
Em caso de aprovação, o trabalhador demitido sem justa causa poderá sacar o valor de 100% do saldo do FGTS, mesmo estando no período de carência, que dura 2 anos.
Além disso, chegaria um novo tipo de empréstimo consignado, onde o saldo depositado mensalmente na conta do trabalhador já iria abatendo o pagamento das parcelas.
Essa seria uma grande vitória para aqueles que optaram pelo Saque-Aniversário e estão correndo risco de demissão eminente. Assim, garantiriam uma grana extra a mais até conseguir encontrar um novo emprego.

Como consultar o saldo do FGTS?
Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores que já foram liberados e estão disponíveis para o saque.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: