Os CLTs precisam se atentar a uma nova lei histórica que atinge em cheio o FGTS, com saque de 100%
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, está com uma proposta de uma nova lei que atingirá em cheio quem tem saldo no FGTS. Os CLTs poderão ter o direito de sacar 100% do valor do saldo e você precisa saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tem o objetivo de proteger o trabalhador, em caso de demissão sem justa causa. Mas ao longo dos anos outros benefícios surgiram, tudo visando as condições financeiras dos brasileiros.
De acordo com o portal ‘FDR’, o ministro Luiz Marinho está planejando uma grande mudança no FGTS. Ela vai beneficiar principalmente aqueles que optaram pelo Saque-Aniversário e não podem receber em caso de demissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Saque-Aniversário permite que o trabalhador que tenha saldo saque até 50% do valor, no mês em que completa mais um ano de vida. Porém, atualmente, quem opta por isso, fica por 2 anos sem poder sacar integralmente o fundo, em caso de demissão.
Assim, o Ministro do Trabalho planeja mudar essas regras, visando o bem estar financeiro dos CLTs e está com um novo Projeto de Lei. Porém ele ainda precisa passar pelo julgamento do Congresso Nacional, para ai sim entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja as principais mudanças
Em caso de aprovação, o trabalhador demitido sem justa causa poderá sacar o valor de 100% do saldo do FGTS, mesmo estando no período de carência, que dura 2 anos.
Além disso, chegaria um novo tipo de empréstimo consignado, onde o saldo depositado mensalmente na conta do trabalhador já iria abatendo o pagamento das parcelas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa seria uma grande vitória para aqueles que optaram pelo Saque-Aniversário e estão correndo risco de demissão eminente. Assim, garantiriam uma grana extra a mais até conseguir encontrar um novo emprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar o saldo do FGTS?
Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores que já foram liberados e estão disponíveis para o saque.