PRA COMEMORAR!

Salário duas vezes maior, aposentadoria em tempo recorde e +: Ministro de Lula crava 3 vitórias no INSS em 2024

05/01/2024 às 20h57

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Lula e INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Triunfos transformadores: Três conquistas para 2024 sancionadas por Lula no INSS que impulsionarão o progresso e bem-Estar no Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial no cenário social brasileiro, sendo responsável pela gestão e concessão de benefícios previdenciários. Fundado com o objetivo de assegurar a proteção social aos trabalhadores e seus familiares, o INSS oferece uma ampla gama de benefícios, como aposentadorias, auxílio-doença, salário-maternidade e pensões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter acesso a esses benefícios, os contribuintes realizam contribuições ao longo de sua vida laboral. A autarquia também desempenha um papel importante na fiscalização e regulamentação do sistema previdenciário, adaptando-se continuamente às mudanças demográficas e sociais para garantir a sustentabilidade e eficácia do sistema de seguridade social no Brasil.

O INSS desempenha, assim, um papel vital na promoção do bem-estar social e na garantia de uma rede de proteção financeira para os cidadãos brasileiros em diversas fases de suas vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula, INSS e dinheiro - (Reprodução Internet)

Lula, INSS e dinheiro – (Reprodução Internet)

Para 2024, 3 grandes conquistas chegaram para os brasileiros.

O Projeto de Lei 4365/21 altera a Lei de Benefícios da Previdência Social para estabelecer prazos mínimos para o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) analisar pedidos de benefícios e de aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a proposta, pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de serviço deverão ser analisados em até 30 dias, e os de aposentadoria por invalidez ou especial, em até 60 dias. O descumprimento dos prazos acarreta, segundo a proposta, a concessão provisória de aposentadoria no valor de um salário mínimo, até a decisão definitiva do processo.

Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença. Ultrapassados os prazos, o benefício deverá ser imediatamente concedido.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Humanizado

“Além do tempo médio para 30 dias, quero humanizar o atendimento. A máquina tem que melhorar a qualidade do serviço, mas não substituir pessoas. Não existe humanização sem funcionário presente. Essa é a Previdência Social dos meus sonhos. Eficiente, com um prazo mínimo de tempo de espera para as pessoas, com calor humano, atendimento, respeito, com salas sensoriais e que avance nos direitos de todos para fazer justiça social”, disse o ministro da Previdência Social Carlos Lupi, durante festividades pelo centenário da Previdência.

O ministro destacou a notável melhoria nas entregas e a redução das filas, elogiando o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e os servidores pelo empenho. Ressaltou a significativa diminuição no número de beneficiários que aguardam por uma resposta aos seus requerimentos, passando de quase 1,9 milhão para menos de 1,4 milhão até o final de dezembro, e expressou otimismo em atingir o tempo médio de 45 dias para concessões.

Lula e aplicativo do INSS com notas de cem reais (Fotos: Reproduções / Instagram / Internet)

Lula e aplicativo do INSS com notas de cem reais (Fotos: Reproduções / Instagram / Internet)

A Previdência Social, considerada um pilar da estabilidade econômica e um dos maiores mecanismos de distribuição de renda do Brasil. Paga mais de 39 milhões de benefícios. Desse total, 5,65 milhões são auxílios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 33,3 milhões de benefícios previdenciários, segundo dados da folha de pagamentos de novembro.

Salário em dobro

Em meio a cobranças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende acelerar o trabalho extra dos servidores. Isso no âmbito do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, lançado em 2023.

Com o objetivo de reduzir a fila, o INSS aumentou, de seis para 15 o número máximo de processos extras por dia por funcionário. O mutirão prevê o pagamento de bônus por processo concluído, que pode chegar a quase dobrar o salário do servidor. Com um adicional máximo de R$ 10.064 por mês.

Lula aprova mudança no INSS e beneficiários festejam (Imagem: fdr)

“A minha presidência é para humanizar a fila. É saber que não tem um CPF ali, tem uma pessoa que, se ficar mais de um mês sem receber, vai ter dificuldade”, diz Stefanutto. “Desde a elaboração do plano de governo, com o qual eu colaborei, havia um desconforto muito grande com essas pessoas na fila.”

Alerta INSS
Aposentadoria do INSS
aposentadoria INSS
fila inss
Lula inss
Salário extra

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.