O miojo é um alimento queridinho de milhares de brasileiros. No entanto, uma marca já sofreu uma proibição da ANVISA
O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como “miojo”, sempre foi um queridinho dos brasileiros de todas as idades. Sua praticidade e sabor fizeram com que se tornasse um item comum em muitas cozinhas.
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No entanto, em um episódio que chocou os consumidores, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização de uma marca específica de macarrão instantâneo devido à presença de larvas.
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LARVAS
A empresa japonesa Cup Noodles, uma gigante conhecida por seus produtos instantâneos, também teve seu nome associado a uma autuação da ANVISA aqui no Brasil.
Esse episódio ocorreu em 2022, quando surgiu uma denúncia no Rio de Janeiro alegando a presença de insetos e larvas dentro de embalagens de macarrão Cup Noodles. A empresa por trás da marca, a Nissin Alimentos, agiu prontamente, retirando o lote afetado das prateleiras.
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É importante destacar que, após a remoção dos lotes afetados, a empresa retomou a comercialização do produto no Brasil e não enfrentou mais problemas desse tipo.
Essa situação também gerou discussões entre consumidores no Reclame Aqui, onde os clientes podem expressar suas preocupações e compartilhar experiências de consumo.
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MAIS CASOS
Em 2013, uma moradora de São Vicente, no litoral de São Paulo, passou por uma experiência desagradável ao encontrar duas larvas mortas ao cozinhar um pacote de macarrão instantâneo, o “miojo”. As larvas surgiram após o conteúdo do pacote ser retirado da panela fervendo. A notícia foi divulgada pelo G1 na época.
A consumidora relatou que havia duas larvas no pacote, sendo uma maior do que a outra, embora ambas compartilhassem características semelhantes. Em resposta na época, a empresa Nissin, fabricante do miojo, destacou sua trajetória de 48 anos no Brasil, produzindo produtos de qualidade. A empresa também afirmou seu comprometimento com a rigorosa adesão às diretrizes da Vigilância Sanitária relacionadas às Boas Práticas de Fabricação e Comercialização.
A Nissin solicitou que pessoas que enfrentassem problemas com seus produtos entrassem em contato na época. Adicionalmente, a empresa enfatizou que, ao receber o feedback da consumidora através das redes sociais, deu seguimento ao procedimento necessário e já realizou o devido ressarcimento.