AGORA!
“Reajuste”: Miriam Leitão paralisa BDBR com lei que traz novo valor histórico ao salário mínimo em 2025
28/11/2024 às 10h00
Miriam Leitão paralisa Bom Dia Brasil com novo valor do salário mínimo
Nesta quinta-feira, 28, Miriam Leitão paralisou o Bom Dia Brasil, da Globo, com uma nova lei que trará um valor histórico ao salário mínimo no ano de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última quarta-fera, 27, a equipe econômica do Governo Lula propôs uma nova fórmula para a correção do salário mínimo.
“Com as mudanças, o reajuste passa a seguir as regras fiscais para equilibrar as contas públicas com limite de 2,5% acima da inflação”, iniciou a jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional, as regras para o reajuste do piso salarial irão mudar a partir de 2025.
Como é a regra atual
Desde 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou a política de valorização do piso. Desse modo, Miriam Leitão falou como funciona o cálculo atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hoje, no Governo Lula, a correção do salário mínimo é assim: a inflação mais o crescimento de dois anos antes”, afirmou a jornalista da Globo.
Em seguida, Miriam Leitão reforço que, caso a medida seja aprovada, o salário mínimo poderá mudar de acordo com o arcabouço.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Novo decreto de Lula traz outro valor do salário mínimo para 2025 e anúncio chega voando a CLTs hoje (28)
● Nova virada no salário mínimo durante a era Haddad traz valor ainda maior para salvar 59M brasileiros
● É realidade: 14° salário é liberado a lista de CPFs em 2025 e comunicado é emitido
“Agora, vai ser de acordo com o arcabouço, que permite o aumento real acima da inflação”, afirmou a jornalista.
Além disso, Miriam Leitão admitiu que o Governo Federal deverá economizar bilhões nos gastos a partir de 2026, caso a mudança seja aprovada.
Isso porque, o salário mínimo também interfere no valor de outros benefícios, como seguro-desemprego, PIS/Pasep, BPC, INSS e mais.
Correção atual
Atualmente, a mudança no valor do piso nacional é feita de acordo com dois fatores. Veja:
- A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro – como prevê a Constituição. O valor está estimado em 4,66% pelo governo;
- O índice de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. No caso de 2025, vale o PIB de 2023, que cresceu 2,9%.
Novo projeto de lei
Porém, caso a lei entre em vigor, o salário mínimo deverá ser de R$ 1.515.
Desse modo, o salário mínimo passaria a ter um aumento real, acima da inflação, limitado a 2,5% ao ano.
Com isso, seria dada a inflação do ano anterior, em 12 meses até novembro, acrescido do PIB de dois anos antes com teto de 2,5%
Ou seja, caso o PIB tenha avançado acima de 2,9%, a nova lei irá estabelecer 2,5% em todos os cálculos.
O 2,5% são é o limite máximo para os gastos do governo dentro do arcabouço fiscal.
Qual é o valor do salário mínimo em 2025?
De acordo com informações do Jornal da Globo, com a regra atual, o salário mínimo no ano de 2025 deverá ser de R$ 1.520,65. Caso aprovado, o montante será o maior da história.
Porém, o valor final do salário mínimo em 2025 não é certeiro, pois dependerá do resultado da inflação calculada em 12 meses até novembro deste ano.
Considerações finais
Em resumo, Miriam Leitão confirmou que o Governo planeja mudar o cálculo para o reajuste do valor do salário mínimo a partir do ano de 2025. Caso aprovado, a correção poderá mudar de acordo com o arcabouço.
Veja mais informações sobre o salário mínimo clicando aqui.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]