Marca famosa de maionese foi tirada de circulação pela Anvisa após contaminação
Se você é um grande fã de maionese, esse molho que é amado por muitas pessoas, vai querer saber o que aconteceu com essa marca queridinha. Ela precisou ser retirada das prateleiras após anúncio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Toda a polêmica aconteceu no final de março desse ano, quando a Anvisa, através do Diário da União, determinou o recolhimento de lotes de maionese com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2023 da Fugini. Além disso, ela ainda mandou recolher produtos produzidos na fábrica de Monte Alto (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse caso, os produtos com data de fabricação entre dezembro de 2022 e março de 2023, lotes com vencimento em dezembro de 2023 e numeração iniciada em 354, foram proibidos de serem comercializados na ocasião.
Conforme esclarecido pela Anvisa, a decisão se deu porque a Fugini usou matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os alimentos que já passaram da validade, assim como as suas matérias-primas, não são próprias para consumo, uma vez que podem causar contaminação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DISSE O ÓRGÃO?
Após toda a situação, a Anvisa disse que “o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
JÁ PODE COMPRAR MAIONESES DA EMPRESA?
Sim, conforme exposto novamente pela Anvisa, segundo O Tempo, no último dia 8 de junho, foi liberada a venda dos produtos Fugini. É válido destacar que ficou suspenso de março a junho, até ser comprovado que estava apta para o consumo. Então todas as empresas voltaram a comercializar a marca com produtos sem problemas.
A assessoria de imprensa da Fugini se pronunciou sobre o caso com os seguintes esclarecimentos.
“Desde abril, a Anvisa autorizou a empresa a retomar integralmente suas operações, após uma nova inspeção na unidade de Monte Alto (SP). De acordo com o órgão, todas as recomendações para a alteração de alguns processos e procedimentos foram acatadas e as ações corretivas concluídas com sucesso. Sendo assim, a empresa está, há mais de cinco meses, autorizada a comercializar toda a sua linha de produtos, com exceção de um lote específico de Maionese”. Disse por fim.
Contudo, além da nota acima, a equipe de comunicação da marca também ressaltou que a empresa possui um portal de transparência que mostra todos os detalhes do seu processo produtivo e pode ser acessado aqui.