Marca icônica se despede do Brasil e abre caminho para gigante
Montadora famosa de carros acaba de vender fábrica e nova rival chega com os 2 pés no Brasil. Trata-se da Ford, que anunciou oficialmente a venda de sua gigantesca fábrica em Camaçari, Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão causou um choque em milhões de brasileiros e repercutiu intensamente no setor econômico do país. A venda da fábrica foi confirmada em um comunicado conjunto entre a Ford e o Governo da Bahia.
SAIBA MAIS! É oficial: Retorno triunfal de carro AMADO da Ford é confirmado no Brasil e aterroriza as montadoras rivais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal G1, a montadora norte-americana optou por vender as instalações para o Governo baiano, abrindo espaço para negociações com a empresa chinesa BYD, que há mais de um ano vinha demonstrando interesse na aquisição das instalações.
Segundo a Ford, o Governo da Bahia se comprometeu a pagar a indenização pela compra da fábrica posteriormente, em valores compatíveis com o mercado. A partir deste ponto, o mesmo assumirá as negociações diretas com a BYD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil em janeiro de 2021. Na Bahia, cerca de 12 mil trabalhadores diretos perderam o emprego, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Estado. O número chegou em quase 60 mil, quando levados em conta os funcionários indiretos, os chamados terceirizados.
SERÃO 3 FÁBRICAS?
Após o anúncio do fechamento da fábrica, o Governo da Bahia diz ter procurado a Embaixada da China para sondar investidores. A empresa chinesa, inclusive, chegou a fazer um anúncio significativo recentemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela planeja investir cerca de R$ 3 bilhões em três fábricas no estado, consolidando sua presença e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra empresa irá fabricar automóveis híbridos e elétricos, com capacidade de 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo ultrapassar as 300 mil unidades.
A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária que já existe no local. Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos diretos.
QUANDO FOI FUNDADO A MONTADORA BYD?
BYD Auto é uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus sediada em Xian. Suas iniciais da frase em inglês “Build Your Dreams”, significa “Construa Os Seus Sonhos”, é o que fez o chinês Wang Chuanfu, ao fundá-la em 1995, mas ela só passou a fabricar veículos em 2003.
Atualmente, a BYD vende carros elétricos e híbridos no Brasil. O mais recente lançamento foi o Dolphin, compacto com preço de R$ 149,8 mil, com motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm.