Uma montadora de renome internacional está chegando ao Brasil e adquiriu a fábrica que havia sido deixada pela Ford
A chegada de uma montadora renomada ao Brasil traz consigo expectativas de modelos inovadores e emocionantes, que certamente irão cativar o público brasileiro. A montadora, inclusive, comprou uma das fábricas Ford.
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A fabricante chinesa BYD está adquirindo a fábrica da Ford em Camaçari (BA), que está fechada desde o início de 2021. O acordo entre as duas empresas já foi acertado e será oficialmente anunciado em uma cerimônia na capital baiana na próxima terça-feira (4).
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O presidente da filial brasileira da BYD, Taylor Lee, assim como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmaram a instalação de uma fábrica da BYD no Brasil. No entanto, nenhum deles mencionou diretamente a negociação com a Ford.
A Ford, por sua vez, afirmou que está em negociações com a BYD, mas que, no momento, não tem nada a anunciar oficialmente. No entanto, fontes dos dois lados da negociação confirmaram a informação à revista Autoesporte. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.
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Em novembro do ano passado, a BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia, no qual se comprometeu a empregar 1.200 pessoas e investir cerca de R$ 3 bilhões na criação de três fábricas: uma para automóveis, outra para caminhões e ônibus, e uma última para painéis solares.
Atualmente, a BYD produz veículos pesados e painéis solares em sua fábrica em Campinas (SP). A nova fábrica em Camaçari terá uma capacidade inicial de cerca de 20 mil veículos por ano, mas esse número poderá ser aumentado para 50 mil, caso a BYD considere necessário. A previsão é de que a inauguração da unidade de automóveis ocorra no final do próximo ano ou no início de 2025.
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Quais serão os carros da BYD?
O SUV híbrido Song Plus pode ser escolhido como o primeiro modelo da BYD a ser produzido nacionalmente. Com seu preço atual de importação de R$ 270 mil, tornar o veículo disponível localmente pode proporcionar uma redução significativa no preço, tornando-o mais acessível aos consumidores brasileiros.
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Outro modelo que pode ser nacionalizado é o hatch compacto Dolphin, recentemente lançado por menos de R$ 150 mil. Com um tamanho semelhante ao de um Chevrolet Onix, mas com um preço competitivo em relação a rivais elétricos menores, como Renault Kwid E-Tech, Jac E-JS1 e Caoa Chery iCar, o Dolphin tem potencial para atrair consumidores que buscam um veículo elétrico acessível e com bom custo-benefício.
A chegada do Seagull, que será lançado no próximo ano, também pode expandir ainda mais a oferta de modelos elétricos da BYD no mercado brasileiro. Se o veículo obtiver sucesso nas vendas, existe a possibilidade de sua produção ser realizada na fábrica de Camaçari.