Montadora confirma o fim na produção de um dos carros mais marcantes e cobiçados entre os brasileiros
Um dos carros mais cobiçados e amados do país, que inclusive já até virou tema de música no ano de 2011, está se preparando para dar seu adeus, deixando a muitos entristecidos.
Fora isso, ele é tão cobiçado, que é bem provável que muitos que estão lendo essa matéria agora, tenham um desses em sua garagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você pensou no Camaro, acertou ! Segundo o portal CNN, essa notícia foi confirmada pela própria GM (General Motors), uma das nossas principais e gigantes montadoras.
O anúncio ocorreu no dia 22 de março de 2023, aonde a mesma deixou claro que irá encerrar a produção da última geração do Chevrolet Camaro.
Essa atitude acabou deixando o Ford Mustang como o último cupê de desempenho americano movido a gasolina. Isso porque a Stellantis já havia anunciado anteriormente que interromperia a produção do Dodge Challenger maior no final deste ano.
Na mesma época, os executivos da Dodge revelaram o conceito de carro esportivo elétrico que, segundo eles, fornecia uma prévia de um modelo futuro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Repaginado, talvez?
Vale dizer que a GM não deixou nenhum anúncio oficial a respeito de uma nova versão do Camaro, mas, em meio ao anúncio deu a entender que é possível que tenha algum futuro para a marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Scott Bell, vice presidente global da Chevrolet, declarou que embora não estejam anunciando um sucessor imediato esse não seria um fim imediato desse icônico veículo.
Essa situação se deve ao fato da GM estar caminhando para a criação de uma linha de veículos totalmente elétricos até o ano de 2025, enquanto investe bilhões no projeto e construção de futuros modelos EV, com 75% dos gastos de capital agora dedicados a EVs e veículos autônomos.
Scott Bell, vice presidente global da Chevrolet (Foto Reprodução/Internet)Todas essas movimentações culminaram em uma severa redução do investimento em novas versões de veículos tradicionais com motor de combustão interna.
O modelo atual é a sexta versão do Camaro em sua história. Ele é construído na Lansing Grand River Assembly Plant, em Michigan, que parará de construí-lo em janeiro de 2024.
Popularidade “no auge” mas as vendas em queda …
Como mencionamos acima, o Camaro ficou popularizado no Brasil após a sua aparição na música de Munhoz e Mariano, “Camaro Amarelo”, no ano de 2011.
Porém, apesar do apelo, nos últimos anos, as suas vendas caíram ficando para trás até mesmo do Challenger ou Mustang.
Em 2022, de acordo com os relatos da própria GM, as vendas do Camaro nos EUA chegaram em 25 mil emplacamentos, pouco mais da metade dos quase 48 mil Mustangs vendidos pela Ford e menos da metade dos 55 mil Challengers vendidos pela Dodge.
Inclusive, apesar do Camaro ter ficado extremamente conhecido e cobiçado por todo o Brasil por conta da canção, ela acabou não ajudando na venda do automóvel.
De acordo com o Auto Papo, da UOL, um relato de um executivo da GM afirmou que a música até “atrapalhou” a comercialização, pois o carro acabou sendo associado a ostentação.
A Ford revelou uma nova geração do Mustang no Detroit Auto Show em setembro do ano de 2022.
O novo Mustang, que estará à venda no próximo verão, será movido exclusivamente a gasolina, não elétrico ou híbrido. Isso marcará a sétima geração e o 58º ano contínuo de produção do Mustang.
Quando que o Camaro foi lançado?
Ainda segundo o CNN, o modelo Camaro foi introduzido pela primeira vez no ano de 1966 como um concorrente do Mustang de grande sucesso da Ford, lançado no ano de 1964.
Após cinco gerações de modelos redesenhados, o Camaro foi retirado da linha em 2002, mas trazido de volta em 2010.