ADEUS
Decisão INACREDITÁVEL e adeus: Montadora dá fim em carro mais amado do Brasil para festa da Fiat
29/08/2023 às 13h55
Primeira montadora da história do Brasil, a Ford deu fim a modelo importante de seu catálogo e destacou rival da Fiat
A Ford foi gigante no Brasil e produziu uma infinidade de sucessos ao longo das décadas no país. Em 2021, a montadora anunciou o fim da produção de um modelo muito conhecido – para a felicidade da Fiat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ford Ka saiu de linha no Brasil após o fechamento das fábricas da marca no país, há dois anos. O modelo era icônico, ganhou algumas gerações e ficou em linha por nada menos que 23 anos. Sua primeira versão foi lançada em 1997.
Seu último lançamento contava com 7 versões, com motor variando entre 1.0 e 1.5, diferenças nos tipos de câmbio e nos equipamentos de série.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCORRÊNCIA
Apesar de ter caído na graça dos brasileiros e ser líder de vendas em 2020, com 67.491 emplacamentos, de acordo com o Uol Carros, o modelo deu lugar à concorrência. O Fiat Argo ficou em quarto lugar na lista de mais vendidos daquele ano.
Segundo o Autopapo, a saída do Ford Ka de linha fez clientes optarem pelo modelo da rival. O Argo é um projeto moderno e até mais espaçoso que o modelo da marca americana. Seu custo benefício também chama atenção: os preços variavam entre de R$ 56.420 e R$ 81.344, em 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a Ford é apenas uma importadora no Brasil. Seu catálogo se resume mais a veículos de luxo e alto custo, como a Ranger.
QUANDO A FORD DEIXOU O BRASIL?
A montadora foi a primeira a se instalar no país, mas se manteve bem longe da liderança nos últimos anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
Em 2021, a empresa fechou suas fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), além das plantas de São Bernardo do Campo (SP) (que teve as atividades encerradas em 2019, antes do anúncio), a fábrica da Troller em Horizonte (CE) e o Campo de Provas em Tatuí (SP).
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]