Primeira montadora da história do Brasil, a Ford deu fim a modelo importante de seu catálogo e destacou rival da Fiat
A Ford foi gigante no Brasil e produziu uma infinidade de sucessos ao longo das décadas no país. Em 2021, a montadora anunciou o fim da produção de um modelo muito conhecido – para a felicidade da Fiat.
O Ford Ka saiu de linha no Brasil após o fechamento das fábricas da marca no país, há dois anos. O modelo era icônico, ganhou algumas gerações e ficou em linha por nada menos que 23 anos. Sua primeira versão foi lançada em 1997.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu último lançamento contava com 7 versões, com motor variando entre 1.0 e 1.5, diferenças nos tipos de câmbio e nos equipamentos de série.
CONCORRÊNCIA
Apesar de ter caído na graça dos brasileiros e ser líder de vendas em 2020, com 67.491 emplacamentos, de acordo com o Uol Carros, o modelo deu lugar à concorrência. O Fiat Argo ficou em quarto lugar na lista de mais vendidos daquele ano.
Segundo o Autopapo, a saída do Ford Ka de linha fez clientes optarem pelo modelo da rival. O Argo é um projeto moderno e até mais espaçoso que o modelo da marca americana. Seu custo benefício também chama atenção: os preços variavam entre de R$ 56.420 e R$ 81.344, em 2021.
Atualmente, a Ford é apenas uma importadora no Brasil. Seu catálogo se resume mais a veículos de luxo e alto custo, como a Ranger.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
QUANDO A FORD DEIXOU O BRASIL?
A montadora foi a primeira a se instalar no país, mas se manteve bem longe da liderança nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2021, a empresa fechou suas fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), além das plantas de São Bernardo do Campo (SP) (que teve as atividades encerradas em 2019, antes do anúncio), a fábrica da Troller em Horizonte (CE) e o Campo de Provas em Tatuí (SP).