A Grancar Futura foi uma montadora de minivan que passou por polêmicas de plágio e se tornou um fracasso de vendas
Montadora de uma minivan muito popular no início dos anos 1990, a Grancar Futura foi uma empresa brasileira, mas se tornou mais uma das ‘vítimas’ do mercado importado no país. Existente por pouco tempo, o veículo ainda tinha polêmica em relação ao seu design.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O formato dessa minivan foi desenvolvido pela Grancar Design, empresa criada pela concessionária Ford Grancar de São Paulo, em parceria com o projetista Toni Bianco, que já teve outro carro muito famoso no passado. O problema é que carro era uma cópia exata do Renault Espace europeu, de 1984.
A montadora importou uma versão do carro para tirar as medidas exatas e reproduzir para os brasileiros. A inovação da Futura era sua carroceria monobloco que garantia amplo espaço interno e versatilidade de uso dos assentos, individuais e modulares. Media 4,36 metros de comprimento por 1,77 m de largura e pesava quase 1.300 kg.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FRACASSO
Mesmo que tivesse tantas inovações e novidades, a Grancar Design não sobreviveu por muito tempo. Suas vendas foram muito abaixo do esperado e ainda houve a transição da abertura de mercado para veículos estrangeiros no começo da década de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se já não fosse bastante, a Renault fez acusações de plágio do seu modelo. Isso fez com que a Futura ficasse em desvantagem com a concorrência de modelos similares importados. A minivan saiu de linha no final de 1991 com a quantidade de 159 veículos produzidos. A montadora, então, fechou suas portas.
O QUE A RENAULT FEZ APÓS FIM DA MONTADORA?
A Renault lançou no Brasil, em 1999, o Scénic, que foi um dos maiores sucessos de vendas no país por causa de seu amplo espaço interno.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE