ADEUS
Decadência e fim relâmpago: O triste dia em que montadora de carro famoso acabou fechando as portas
29/05/2023 às 13h18
A MG Motor, montadora de carro muito popular, não resistiu ao mercado brasileiro e deixou de vender no país
Muitas montadoras investiram muito dinheiro para trazerem seus carros para o Brasil ao longo dos anos, mas várias vezes essas empreitadas não duraram muito tempo. Esse é o caso da MG Motor, que não durou muito tempo em terras tupiniquins e rapidamente deixaram de existir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora é britânica, mas a chinesa SAIC a controla. A MG Motor chegou ao Brasil pelas mãos do Grupo Forest Trade em 2011. Seu objetivo era oferecer opções de veículos premium por um valor mais em conta que Audi, Mercedes-Benz e BMW. As três marcas são vendidas a preço de ouro no país e fazem parte do mercado de alto níveo.
A empresa britânica tinha a expectativa de vender 22 modelos diferentes e 1.500 unidades anuais. O problema é que esse plano não se concretizou. No final, a MG lançou apenas dois veículos – o 550 e o 6 – e contava com uma única concessionária em todo o Brasil, localizada em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A MG Motor teve um grande problema de divulgação, considerava bem baixa. Sua fraquíssima demanda fez com que a montadora encerrasse os trabalhos por aqui em 2013, apenas dois anos depois da sua chegada. Desde então, não existem mais tantos modelos circulando pelas ruas.
‘CONFUSÃO’ NO BRASIL
Existiu um evento bizarro envolvendo a marca em 2022, quando propagandas do carro surgiram durante partidas da Copa Sul-Americana. Os anúncios estamparam estádios como o Morumbi, Vila Belmiro e Beira-Rio. Mesmo chamando o público, os carros não existem no Brasil há nada menos que dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
POR QUE PROPAGANDA DA MG MOTOR APARECEU EM ESTÁDIOS BRASILEIROS?
A explicação é que o carro ainda existe em outros países da América Latina. Somente no mercado brasileiro que essa aposta não deu certo. De qualquer forma, a publicidade continuou aparecendo nas disputas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]