AMADA NO PAÍS
Montadora decretou FALÊNCIA e carros queridinhos foram encerrados no Brasil
16/07/2023 às 7h30
Chrysler Brasil foi uma montadora que brilhou por um tempo no Brasil
Ao longo da história automotiva do Brasil, muitas novas montadoras surgiram e muitas outras deixaram de existir no processo. Hoje falamos de um carro que já foi popular, mas acabou sendo vendido para a Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora em questão é a Chrysler do Brasil, que tinha como origem a Chrysler Corporation (atual Stellantis North America). A empresa chegou no país em 1967, após adquirir o controle acionário da francesa Simca. Assim, ela desenvolveu os modelos Simca Esplanada e Regente, mas, depois passou a criar os próprios modelos.
A empresa permaneceu no Brasil até 1981, quando sua participação foi vendida para a Volkswagen, segundo o G1. A ideia da empresa alemã era adquirir e eliminar concorrentes, então, logo após ser adquirida, a Chrysler Brasil foi varrida pelas montadoras do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em 1998, a Chrysler mais uma vez voltou ao Brasil a negócios. Foi estabelecido aqui ao mesmo tempo que grandes montadoras como Toyota, Honda e Renault. Na segunda fase, recebeu investimento de 315 milhões de dólares (ou R$ 1,5 bilhão na cota atual) para produzir veículos com capacidade para 40 mil veículos/ano.
Contudo, também segundo o G1, a picape Dakota que foi escolhida para chamar clientes, não agradou e acabou não vendendo nem 5 mil unidades ao ano. Os problemas de venda, resultaram na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora declarou falência?
Sim, de acordo com o Estadão, em 30 de abril de 2009, a Casa Branca declarou que a montadora americana havia declarado falência devido a uma dívida de US$ 6,9 bilhões.
Chrysler está tentando ressurgir?
Hoje, sob o comando da Stellantis, que é resultado da fusão da Fiat-Chyrsler Automobiles com o Grupo PSA, Chrysler pode voltar ao mercado. Segundo o Motor1 é um desejo da montadora em relançar as marcas, mas, ainda não se sabe se todo o seu portifólio vai ser produzido. Hoje a Stellantis é dona da Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Citroën, DS, Opel, Peugeot, e Vauxhall.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada e rombo de R$7,3B: 3 companhias aéreas têm fim decadente e deixam clientes órfãos
● Valor do IPVA e novo prazo para renovar a CNH: Lei de trânsito traz 2 viradas a motoristas em 2025
● Queimadura e recolhimento às pressas: Marca arranca produto nº1 da Amazon e Magalu com alerta geral aos clientes
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]