Montadora popular irá encerrar fábrica no Brasil após 23 anos
Em outubro de 2019, a Ford anunciou o fim da produção de veículos no Brasil. No ano de 2020, a montadora passou de fato a deixar o país.
Nesta segunda-feira, 29, uma montadora popular decidiu tomar uma decisão parecida com a da Ford e irá fechar a fábrica no país após 2 décadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Peugeot. A montadora é uma das queridas entre os brasileiros devido aos seus modelos B-Hatch, B-SUV, VUL e outros.
“Depois de 23 anos, a Peugeot não terá mais carros de passeio feitos no Brasil. A marca francesa está encerrando a produção do 2008 na fábrica de Porto Real“, diz um trecho da matéria do Auto Esporte.
Porém, a montadora continuará sua fabricação nos modelos Citroën, após finalizar o processo de montagem dos carros de passeio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O único outro Peugeot feito no Brasil é o utilitário Partner Rapid, que é uma versão do Fiat Fiorino com os emblemas do leão.
A unidade fluminense ficou responsável apenas por carros da Citroën: C3, Aircross e o Basalt, que chega no segundo semestre.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇA PARA ARGENTINA E FÁBRICA
Por conta do encerramento das produções no país, a fábrica argentina de El Palomar vai concentrar os carros da Peugeot.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, a próxima geração de SUV compacto 2008 será feita em território Argentino, segundo o portal.
No Brasil, a fábrica de Porto Real iniciou suas produções em fevereiro de 2001, época em que Peugeot e Citroën formavam o grupo PSA.
Na fábrica no Rio de Janeiro, foram produzidos modelos, como 206, 207, 208, Hoggar e o próprio 2008.
Por fim, o local recebeu R$ 2,5 bilhões em investimentos até 2025 para a produção dos Citroën Aircross e Basalt, que se juntam ao C3 como os modelos nacionais da marca.
Qual foi o motivo da Ford sair do Brasil?
Como havíamos mencionado, a Ford encerrou as produções no Brasil no ano de 2020. Mas, a dúvida que fica é motivo pela qual a montadora tomou tal atitude.
De acordo com informações do portal UOL, a decisão da Ford de fechar suas fábricas e se tornar uma simples importadora foi motivada pela perda de incentivos fiscais na fábrica de Camaçari (BA).