O QUE ROLOU?!
1B pelos ares e mil funcionários na rua: Montadora n°1 de pais entra em falência pós colapso: “Fato triste”
27/12/2024 às 7h30
Montadora gigantesca declara falência e deixa o mercado de aviação em choque em país após a quebra, em meio à demissões e valores indo pelos ares
Neste mês de dezembro, uma poderosa e gigante montadora, nº1 no setor de aviação elétrica na Alemanha, acabou declarando falência em um país após uma série de adversidades.
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Trata-se da Lilium, uma das mais promissoras startups do setor de aviação elétrica que deixou o mercado de eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) em estado de alerta.
Além disso, o encerramento das operações da empresa alemã foi um golpe para o setor, que vê na mobilidade aérea sustentável uma solução para o futuro do transporte urbano.
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Diante disso, com base nas informações do portal Exame, a equipe especializada em economia do TV Foco traz mais detalhes do colapso e seus impactos.
Um projeto audacioso
Fundada em 2015 por Patrick Nathen, Daniel Wiegand, Sebastian Born e Matthias Meiner, a Lilium nasceu com a missão de revolucionar a aviação por meio de aeronaves elétricas de alta tecnologia.
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- A promessa era ambiciosa: criar um eVTOL capaz de operar como um táxi aéreo eficiente, alcançando velocidades de até 100 km/h com zero emissões.
- A startup atraiu grandes investidores, incluindo a gigante chinesa Tencent, além de firmar parcerias promissoras, como o pedido de 100 aeronaves pelo governo da Arábia Saudita.
- Em 2021, a Lilium abriu capital na Nasdaq após uma fusão com a SPAC Qell, arrecadando mais de US$ 1 bilhão.
- Apesar do progresso no desenvolvimento de protótipos, a empresa não conseguiu entregar um produto comercial.
Insolvência e falência
No entanto, esse US$1bilhão acabou indo pelos ares com todos os problemas financeiros que se intensificaram, desde outubro de 2024, quando a Lilium anunciou que entraria com um pedido de insolvência.
O governo alemão negou apoio financeiro emergencial, deixando a empresa sem alternativas para manter suas operações.
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Sob a insolvência e falência, a Lilium perdeu o controle de suas subsidiárias, incluindo a Lilium eAircraft, que foi colocada à venda pela KPMG.
Toda essa situação culminou no encerramento oficial das atividades, conforme confirmado pelo CEO e cofundador Patrick Nathen em sua página no LinkedIn:
“Depois de 10 anos e 10 meses, é um fato triste que a Lilium encerrou as operações.” A empresa que Daniel, Sebastian, Matthias e eu fundamos não pode mais buscar nossa visão compartilhada de uma aviação mais ambientalmente amigável. Isso é devastador e o momento é dolorosamente irônico.”
Impactos imediatos
Como consequência, a Lilium deixou cerca de 1.000 funcionários na rua, o que representou a maior parte de sua força de trabalho, após já ter dispensado 200 colaboradores poucos dias antes.
Em comunicado expresso, a empresa declarou que “comunicará algo assim que possível”, mas não forneceu detalhes sobre os próximos passos.
O que causou a falência da Lilium?
Ainda de acordo com o portal, a Lilium enfrentou desafios técnicos, financeiros e de mercado que culminaram em sua falência:
- Falta de um produto comercial: Apesar dos protótipos em escala real, a empresa não conseguiu superar barreiras técnicas e regulatórias para lançar um produto comercial.
- Dependência de capital: A abertura de capital e os investimentos bilionários não foram suficientes para sustentar as operações diante do alto custo de desenvolvimento.
- Concorrência acirrada: Empresas como Joby Aviation, Vertical Aerospace e Volocopter avançaram significativamente no desenvolvimento de seus eVTOLs, atraindo clientes e investidores.
Qual o futuro do setor de eVTOLs?
Por fim, enquanto a Lilium fecha suas portas, outras empresas continuam a avançar:
- Joby Aviation: Realizou o primeiro voo de um eVTOL em Nova York e produziu uma aeronave para a Força Aérea dos EUA.
- Vertical Aerospace: Completa testes com o modelo VX4 e já recebeu encomendas de grandes companhias aéreas.
- Volocopter: Planeja lançar operações comerciais em 2024.
- Eve Air Mobility: Subsidiária da Embraer, possui 635 aeronaves encomendadas.
- CityAirbus: Prevê certificação operacional em 2025.
Considerações finais:
Em suma, a Lilium, uma das principais startups de aviação elétrica, declarou falência em dezembro de 2024.
Após anos de desenvolvimento e investimentos bilionários, a empresa não conseguiu superar desafios técnicos e financeiros para lançar seu eVTOL comercialmente.
Entretanto, a falência da Lilium, apesar de ser um revés para o setor, não significa o fim da mobilidade aérea elétrica, com outras empresas continuando a investir nessa tecnologia promissora.
Além disso, ela serve como um lembrete dos desafios e riscos inerentes a startups em setores disruptivos.
Mas, para saber mais sobre essas histórias de falências, retomadas e muito mais, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.