Montadora líder, concorrente da Chevrolet, entra em colapso e solicita falência após grave crise em 2025
Montadora líder do setor, conhecida por sua rivalidade com a Chevrolet que também já fabricou caminhões, viu sua estabilidade financeira desmoronar, culminando em sua falência.
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Com um débito bilionário, a empresa não conseguiu resistir à pressão de uma crise econômica devastadora e, em um movimento drástico, solicitou oficialmente a falência.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do InfoMoney, detalha agora a Falência da fabricante de caminhões elétricos Nikola.
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Nikola
A Nikola Corporation, fabricante de caminhões elétricos e movidos a hidrogênio, solicitou proteção sob o Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos, visando reestruturar suas operações e liquidar ativos.

Fundada em 2015, a Nikola rapidamente se destacou no setor de veículos elétricos, atraindo investimentos significativos e parcerias estratégicas.
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No entanto, a empresa enfrentou desafios financeiros e operacionais que culminaram em sua atual situação.
Grande parceria
Em 2020, a Nikola firmou uma parceria com a General Motors (GM) para o desenvolvimento de caminhões elétricos e movidos a hidrogênio.
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Entretanto, alegações de fraude, incluindo a divulgação de um vídeo enganoso que sugeria a funcionalidade de um protótipo, levaram a GM a reduzir sua participação na empresa.
Além disso, o fundador e ex-CEO, Trevor Milton, foi condenado por fraude em 2022, após ser acusado de enganar investidores sobre as capacidades tecnológicas da Nikola. Essa condenação afetou gravemente a reputação da empresa e sua capacidade de atrair novos investimentos.
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Crise
Em termos operacionais, a Nikola enfrentou dificuldades na produção de seus caminhões elétricos. Até o terceiro trimestre de 2024, a empresa havia produzido apenas 600 veículos, muitos dos quais foram posteriormente recolhidos devido a defeitos, resultando em recall e custos adicionais
A crise financeira da Nikola reflete desafios mais amplos enfrentados por startups de veículos elétricos, incluindo altos custos de produção, infraestrutura de recarga insuficiente e volatilidade do mercado.
Empresas como Lordstown, Proterra e Fisker também declararam falência recentemente, evidenciando a fragilidade do setor.
Falência
A Nikola declarou falência, culminando uma longa queda para a antiga queridinha da indústria de veículos elétricos, que enfrentou vendas fracas e passou por uma série de CEOs após um escândalo de fraude.
A empresa planeja liquidar seus ativos após entrar com um pedido de recuperação sob o Capítulo 11 no estado americano de Delaware na quarta-feira (19).
Qual é a maior montadora de automóveis do Brasil?
A Fiat lidera a produção de automóveis no Brasil, com mais de 433 mil unidades montadas em 2020.
Além disso, em 2022, a Fiat também foi a montadora brasileira que mais faturou, com receita bruta estimada em R$ 43,5 bilhões.
Contudo, a Volkswagen do Brasil atingiu a marca de 25 milhões de veículos produzidos no país, consolidando-se como a maior exportadora do setor.
CONCLUSÃO
Por fim, a falência da Nikola destaca as dificuldades enfrentadas por startups de veículos elétricos em um mercado altamente competitivo e volátil.
Além disso, a necessidade de uma gestão financeira sólida, transparência e capacidade de adaptação às condições de mercado são essenciais para a sobrevivência e sucesso a longo prazo neste setor emergente.
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