Fim
Deu adeus: O triste fim de montadora que ressurgiu das cinzas, mas não sobreviveu nem com ajuda da Fiat
07/07/2023 às 10h02
Triste fim de montadora que não sobreviveu nem com ajuda da Fiat
Uma montadora gigante teve triste fim no Brasil, conseguiu ressurgir das cinzas com uma grande esperança, contou com a ajuda da Fiat, mas mesmo assim não conseguiu sobreviver ao mercado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado de carros no Brasil é um dos mais competitivos, com diversas marcas gigantes que concorrem sempre uma com a outra, e por conta disso, algumas que fazem sucesso no exterior, acabam não conseguindo se estabilizar em território brasileiro.
No dia 24 de junho de 1910, a Alfa Romeo foi fundada e foi o princípio do grande sucesso que iria fazer, inclusive com carros participando do maior evento automobilístico do mundo, a Fórmula 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, somente em 1968 chegou ao Brasil, após comprar uma empresa pública, FNM, que ficava sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, passando pelo processo de privatização.
Apenas dois anos depois, em 1970, começou a se instaurar uma forte crise do petróleo, e com isso a montadora não conseguia ter grandes volumes de produções, e diante dessa situação, a Fiat fez a aquisição das operações, o que sanou vários problemas, mas não todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1986, com um fracasso nas vendas, a Alfa Romeo deixou de produzir no Brasil, dando o fim de sua primeira aparição no território brasileiro, mas apenas 4 anos depois ressurgiria das cinzas e retornaria ao mercado nacional.
Sua segunda passagem ficou marcada pela tentativa de vender sua marca em concessionárias da Fiat, mas de acordo com o portal ‘UOL’, acabou se atrapalhando em liquidar um lote encalhado de veículos e as variações cambiais ainda prejudicaram ainda mais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Presentão de Natal: Lista de aposentados tem direito a receber mais que R$ 1412
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
Com isso, em 2006, novamente a marca italiana deixou o Brasil e até então nunca mais voltou, tendo deixado apenas 8 modelos comercializados no país. Mas no exterior segue sendo uma fabricante de muito sucesso.
Quando a Fiat foi fundada?
A Fiat, uma das principais marcas italianas, foi fundada no dia 11 de julho de 1899.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: